Últimas

Samarco instala sinalização sonora em região atingida

A Samarco, responsável pelas duas barragens que se romperam na última quinta-feira (5), instalou hoje (7) um sistema de sinalização sonora para o caso de novo rompimento de barragem. A medida foi tomada em meio ao anúncio de que uma pessoa morreu e pelo menos 25 estão desaparecidas desde o acidente.

Durante coletiva de imprensa, o engenheiro e gerente de Projetos da empresa, Germano Silva Lopes, explicou que a instalação do sistema foi um pedido da própria equipe de busca e resgate que trabalha no local atingido pela lama.

Acompanhado pelo diretor de Operações da Samarco, Kléber Terra, Lopes classificou como “eficaz” a estratégia de comunicação utilizada pela empresa para acionar os moradores na tragédia, há dois dias, de ligações telefônicas para a Defesa Civil, prefeitura e líderes comunitários.

“Reafirmamos que cumprimos integralmente o plano de ação emergencial que havia sido aprovado” disse. “Não houve falha no cumprimento desse plano”, completou, admitindo, entretanto, que sempre há possibilidade de melhorias nos procedimentos a serem adotados nesses casos.

Segundo Germano, a Samarco está monitorando todas as suas estruturas na região, por meio de equipamentos de última geração, e até o momento não há nenhum indício de instabilidade nas barragens restantes. “As estruturas estão sendo monitoradas, e não apresentaram nenhuma anomalia”, explicou.

A mineradora ainda não divulgou causas ou motivos que possam ter levado ao rompimento das duas barragens no distito de Bento Rodrigues, município de Mariana (MG).

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *