Samsung pretende vender fábrica de telas LCD para focar na produção de painéis OLED

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Tecnologia OLED vem ganhando cada vez mais adeptos no mercado de smartphones. Samsung parece que está abrindo mão de continuar investindo em painéis LCD para investir fortemente em sua própria tecnologia. De acordo com os relatos vindos da Coreia, Samsung suspendeu a operação de uma de suas unidades de produção L5 LCD e estaria buscando vender os equipamentos ociosos, o que pode acabar gerando uma receita de dezena de bilhões de won para a empresa (lucro aproximado de US$ 9 milhões).

Esta não é a primeira vez que Samsung vende uma de suas fábricas de telas LCD. No ano passado, a companhia fechou uma parceria com Cheonan e vendeu suas instalações na China. Os rumores alegam que o mesmo acontecerá com a planta em solo coreano, o que permitiria a empresa usar todo o dinheiro obtido com a venda para investir em suas outras fábricas que produzem painéis AMOLED.

Não é de hoje que vemos fabricantes de olho nesta tecnologia. Huawei veio apresentando alguns produtos com painel AMOLED, e uma parceria com a Samsung mostra que a fabricante chinesa poderá abandonar telas LCD em breve. Rumores também indicam que Apple poderá abandonar as telas produzidas pela LG e apostar no OLED da Samsung. No entanto, a gigante de Cupertino não deve fazer esta troca tão cedo, já que analistas acreditam que as três próximas gerações do iPhone ainda sejam lançadas com painel LCD.

Temos que lembrar que Samsung também produz telas LCD para Apple, o que pode impedir que a sul-coreana abandone completamente a produção nos próximos anos. Talvez vejamos uma redução no número de telas LCD produzidas apenas para suprir a demanda dos iPhones enquanto Apple se convence a adotar o OLED de vez. LG também vem ampliando sua produção com esta tecnologia, focando especialmente em paíneis flexíveis para TVs e smartphones. Rumores apostam que Xiaomi poderá fechar parceria com a sul-coreana para adotar tela OLED em seus próximos lançamentos.

Com todas as mudanças e parcerias no segmento de dispositivos móveis, podemos esperar uma quantidade ainda maior de smartphones com tela OLED sendo lançados em 2016. Será que a tecnologia LCD está com os dias contados?

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *