Últimas

Saúde faz ação para identificar e prevenir tuberculose no Recife

Foto: Sesau/Cortesia
Foto: Sesau/Cortesia

A Praça da Independência, mais conhecida como Pracinha do Diario, no coração do Recife, recebeu uma ação de saúde para identificar sintomas da tuberculose. Até o final desta tarde, 83 pessoas fizeram o teste e a previsão é de que até o final da ação, às 20h, mais de 100 transeuntes  participem.

De acordo com Silvana Lira, coordenadora municipal de tuberculose, o teste deve ser feito por pessoas que apresentam os sintomas respiratórios. “Estamos identificando quem é sintomático, com tosse por mais de três semanas, que é o sintoma principal, mas a doença apresenta também perda de peso, falta de apetite e suor noturno”, destacou. O resultado do teste sai em 24 horas e será entregue nas unidades onde são cadastrados. As pessoas em situação de rua poderão pegar os resultados com as equipes dos Programas Consultórios de Rua ou Consultório Na Rua.

A ação foi articulada pela Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, com o curso de enfermagem da UPE, com a Fiocruz e o Comitê de Tuberculose.

Estatística

Em 2014, foram diagnosticados 1.602 casos de tuberculose no Recife. Neste ano, 1.206 já foram encontrados e devem procurar o atendimento no SUS, através das equipes de saúde da família. O tratamento dura, em média, seis meses e é feito a base de remédios. Além dos testes para tuberculose, foram oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *