Últimas

Segunda fase das eleições no Egito começam com resultado já definido

O Egito celebra neste domingo a segunda fase das eleições legislativas cujos resultados se conhecem de antemão, dado que não há oposição ao todo-poderoso presidente Abdel Fatah al-Sissi.

Os egípcios foram chamados para votar nos deputados de 13 das 27 províncias do país. As seções eleitorais abriram no Cairo com a indiferença de grande parte dos moradores, constataram vários jornalistas da AFP.

Em outubro, as eleições que permitiram escolher os deputados das outras 14 províncias do Egito, atraíram apenas 21,71% dos eleitores registrados no segundo turno.

No bairro popular de Shubra, apenas uma dezena de pessoas esperavam a abertura de três seções de votação.

Esta segunda fase das legislativas será realizada em duas partes: o primeiro turno entre este domingo e segunda, e o segundo entre 1 e 2 de dezembro.

Os analistas consideram que os resultados já são conhecidos, já que a maioria dos partidos e dos candidatos “independentes” brindaram seu apoio a Sissi, ex-chefe do exército que destituiu em 2013 o primeiro presidente eleito democraticamente no Egito, o islamita Mohamed Morsi.

Após ter erradicado do cenário político a Irmandade Muçulmana, principal força de oposição há muito tempo, o novo regime proibiu e reprimiu violentamente qualquer manifestação laica ou liberal, prendendo as principais figuras da revolta de 2011, que provocou a queda de Hosni Mubarak.

Para os observadores, o Parlamento de 596 deputados só servirá para dar aval às decisões de Sissi, que goza de popularidade entre uma parte da população que está cansada pelos anos de caos que seguiram a queda de Mubarak.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *