Últimas

Shoppings mergulham na Black Friday

Os shoppings pernambucanos resolveram aderir com força total à Black Friday neste ano e já estão se preparando para, no próximo dia 27, data oficial do evento no país, abrirem as portas em horário estendido e com promessas de descontos de até 80%. Criada pelo varejo dos Estados Unidos, a ação aconteceu no Brasil pela primeira vez em 2010, exclusivamente no comércio online. O entusiasmo dos malls – que só neste ano “vestiram” 100% a camisa – se baseia nos bons números obtidos em 2014, quando o evento foi responsável por um aumento de 50% a 120% na movimentação dos centros de compras do estado.

Os shoppings adiantam que os eletroeletrônicos, itens de tecnologia, vestuário e calçados devem apresentar as maiores reduções nos preços. Ricardo Galdino, presidente da Associação de Lojistas de Shopping de Pernambuco (Aloshop-PE) diz que a data já é uma das mais importantes para o varejo local, atrás apenas do Dia das Mães e Natal. “A Black Friday deve ser ainda mais forte este ano, por causa da crise. Muita gente está se preparando para aproveitar os descontos.” 

Uma prova da força da data já foi conferida pelo Caruaru Shopping, que antecipou sua Black Friday para setembro e conseguiu um aumento de 50% nas vendas. Wallace Carvalho, gerente do mall, explica que a “sexta-feira negra” está tão conhecida pelos consumidores que agora eles se planejam para aproveitar o evento. “É uma data que não pode mais sair do calendário do varejo local”, afirma Carvalho.

Renata Cavalcanti, diretora de marketing do Shopping Recife, concorda e revela que o aumento de vendas que o dia provoca, algo entre 75% a 85%, levou o mall a adotar um horário bem estendido neste ano, com a abertura das portas das 7h às 22h30. “Em 2014, algumas lojas tiveram que fechar as portas para conter o volume de consumidores. Neste ano queremos dar mais tempo para os clientes.” 

No Tacaruna, o crescimento das vendas no dia chegou a impressionantes 122% em 2014 e, por causa disso, a data está sendo organizada com antecedência pelos lojistas e pela administração. Sandra Arruda, superintendente do centro, afirma que a indústria está dando ainda maiores incentivos neste ano, pois está com grandes estoques. “Acredito que o segmento de eletroeletrônicos se destaque ainda mais agora.”

O aumento de vendas de 2014 também deixa Zuleica Lira, superintendente do Plaza Shopping otimista. “Pelo resultado extremamente positivo dos últimos anos, com aumento de 70% do faturamento em 2014, o Plaza Shopping tem grandes expectativas, tanto que a data está sendo chamada de Black Plaza.” 

Participarão ainda da Black Friday os shoppings Guararapes, RioMar e Boa Vista. O River Shopping, em Petrolina, irá abrir até as 23h. O Paulista North Way deixará a data a cargo dos lojistas e o Difusora, de Caruaru, ainda não definiu se realizará o evento.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *