Últimas

Smartphone poderá medir batimentos estando no bolso, dizem pesquisadores

Pesquisadores do MIT estão trabalhando em um sistema capaz de medir a frequência cardíaca e respiratória do usuário apenas analisando os dados de um smartphone que estiver em seu bolso. O projeto, chamado de BioPhone, usa o acelerômetro do celular, que consegue capturar pequenos movimentos do corpo, como o bater do coração e a contração e expansão da cavidade pulmonar, durante a respiração.

Em testes, os participantes tinham que sentar, deitar e levantar e pedalar em uma bicicleta ergométrica com o telefone no bolso. Em todas as atividades, além dos smartphones, sensores profissionais foram utilizados para medir os batimentos e a respiração das pesssoas, para que os dados fossem comparados. Os resultados foram promissores, mas ainda é preciso descobrir mneiras de medir os índices de maneira confiável mesmo quando o dispositivo estiverm em diferentes áreas do corpo, já que, quanto mais longe do coração, menor a precisão dos números.

De acordo com Javier Hernandez, um dos responsáveis pela pesquisa, o sistema pode ajudar a descobrir quando alguém está estressado, ajudando-o a lidar com a situação e se acalmar. O smartphone pode, por exemplo, oferecer exercícios de respiração ou sugerir ligar para um amigo querido.

Via MIT

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *