Últimas

Sony irá lançar seu próprio chipset em 2016?

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Enquanto Google vem tentando padronizar o hardware para smartphones Android na tentativa de combater a fragmentação do sistema, as gigantes da tecnologia seguem na contramão lançando novos chipsets diferenciados que vão desde modelos quad-core até opções com dez núcleos como o Helio X20 da MediaTek. Recentemente vimos que LG entrará nesta festa com o Nuclun 2, mas parece que Sony não quer ficar de fora.

De acordo com informantes taiwaneses, além de Snapdragon, Exynos, Kirin, MT, Nuclun, Spreadtrum, e vários outros que raramente ouvimos falar, Sony também estaria desenvolvendo o seu próprio SoC para 2016. A gigante japonesa trabalha atualmente em parceria com Qualcomm e MediaTek para lançar smartphones com chips destas empresas, mas acredita-se que a mesma busca sua independência no segmento ao desenvolver um hardware próprio.

A fonte da notícia não chegou a entrar em detalhes sobre este misterioso chipset da Sony. Samsung segue firme apostando em processadores octa-core e LG também seguirá o mesmo caminho com o Nuclun 2. Qualcomm também conta com opções com esta quantidade de núcleos, mas o lançamento do Snapdragon 820 mostrou que a empresa também vem investindo pesado em soluções quad-core otimizadas, mesmo que rumores apontem que uma variante octa-core estaria em desenvolvimento. Será que Sony usará uma implementação igual, ou podemos ver algo mais “bruto” como o Helio X20, revelando mais uma opção deca-core para o mercado?

Também não foi revelado quem será a fabricante do chip. Samsung vem dominando o segmento com sua produção a 14nm, cuidando dos seus próprios produtos, mas também da Qualcomm e Apple. TSMC é responsável por modelos da Qualcomm, Apple e várias outras do mercado. No entanto, Intel também vem fechando parcerias, ao produzir uma versão a 14nm do Nuclun 2 para a LG. Assim, fica a incógnita de qual poderia ser escolhida para dar vida à criação da Sony.

Além disso, não ficou claro quando a empresa poderá anunciar a novidade ou quando veremos um smartphone Xperia chegar ao mercado com o novo chipset. Apenas confirmado para 2016, o lançamento poderia chegar nos próximos meses ou apenas no final do próximo ano. Assim, só resta esperar por mais informações sobre o assunto. Mas será que é sensato para a empresa gastar com investimento na produção de hardware próprio diante dos prejuízos envolvendo sua linha de smartphones?

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *