Últimas

Taxistas do Rio fecham diversas vias da cidade em protesto contra o Uber

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Apesar da vitória da categoria de táxis no Rio, que recebeu amplo apoio de Eduardo Paes, centenas de taxistas protestaram na manhã desta quarta-feira pelas ruas da cidade. O objetivo é mostrar força contra qualquer proposta que Rio de Janeiro contra a regulamentação do sistema de transporte privado individual –o principal deles é o aplicativo Uber. Também houve protesto da categoria em São Paulo, a maior cidade do país.

A concentração começou cedo, por volta das 5h30, nesse horário os motoristas de táxi se reuniram em seis pontos distintos da cidade: zona leste, oeste, sul, norte, centro e Lagoa. Por volta das 6h, eles partiram em carreata em direção ao Tribunal de Justiça, que fica na região central da cidade. A chegada de todos se deu por volta das nove horas.

Para Antônio Oliveira, presidente do sindicato dos taxistas do Rio, o objetivo da passeata era ser recebida por uma comissão do tribunal para tratar sobre a regulamentação do transporte particular. “Táxis piratas são uma ação injusta contra os profissionais. E contra os passageiros também. Vamos acionar a Justiça contra essa irregularidade”, afirmou.

Segundo Oliveira, o sindicato pretende entregar um documento que pede a anulação do mandato judicial que proíbe que motoristas que trabalham com o serviço do aplicativo sejam multados. o.

“Não estamos protestando contra nenhum aplicativo específico, mas sim, contra o projeto de lei que tramita no Senado sobre transporte privado. Essa lei cria mais uma forma de competição contra o taxista”, disse Oliveira.

A raiz do problema se deu no começo de novembro. quando a desembargadora Márcia Ferreira Alvarenga, da 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, negou recurso impetrado pelo município contra decisão em primeira instância favorável ao aplicativo Uber.

De acordo com presidente do sindicato, ao menos 600 taxistas participam das carreatas. Por conta da chegada da carreata, o trânsito na avenida Antonio Carlos e vias adjacentes está com lentidão. A polêmica do Uber, já muito debatida aqui no TudoCelular deverá se estender por alguns meses ainda, e só será resolvida quando uma lei federal regulamentar ou proibir o aplicativo de vez.

(Foto Reprodução: G1)

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *