Últimas

Tcheco precisa de 200 mil views em vídeo para evitar pagar multa; veja

Um cidadão da República Tcheca entfrenta um desafio bastante incomum: conseguir mais de 200 mil visualizações em um vídeo do Youtube ou pagar uma multa de 5,7 milhões de coroas (cerca de R$ 840.000).

Trata-se de um homem de 30 anos conhecido como Jakub F, que se tornou o primeiro tcheco a ser condenado por pirataria. A Business Software Alliance (BSA, aliança de software de negócios) acusou Jakub de copiar e distribuir diversos programas pagos, incluindo o Windows.

Após anos de perseguição digital, a polícia conseguiu rastrear Jakub e entrar em sua casa, confiscando seu computador, DVDs e um HD externo. Ele foi condenado a pagar um total de mais de R$ 840 mil em multas a empresas como Microsoft, Sony Music, HBO e Fox.

Negociação

Como ele não tinha todo o dinheiro, a BSA aceitou uma pena alternativa: estrelar em um anúncio de serviço público da Aliança contando sobre sua vida como distribuidor de arquivos restringidos por leis de mercado, e pagar uma multa bem menor. O vídeo, embedado abaixo, tem como título “The Story of my Piracy” (“a história da minha pirataria):

[embedded content]

Mas há um porém nessa história: o vídeo precisa ter pelo menos 200 mil visualizações. Caso contrário, Jakub ainda terá que pagar o valor integral da multa. Portanto, mesmo que você não entenda tcheco, assistir ao vídeo acima pode ajudar Jakub a evitar uma dívida brutal.

Segundo o tcheco disse ao TorrentFreak, “No vídeo eu interpreto a mim mesmo e essa é uma história real. Eu a comecei compartilhando, e é compartilhando que eu gostaria de encerrá-la”. Diferente do casal do Mega Filmes HD, Jakub não passou tempo na cadeia.

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *