Últimas

Tizen ultrapassa BlackBerry como quarto sistema mais usado em celulares

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Samsung atingiu um feito excepcional no terceiro trimestre comercial deste ano de 2015. De acordo com o a empresa de análise de mercado, Strategy Analytics, aventurando-se em assuntos de telefonia móvel, Tizen ultrapassou o sistema operacional da BlackBerry como plataforma portátil mais utilizada no mundo, sendo instalada em mais celulares do que o ambiente virtual da ex-gigante sediada no Canadá. Apesar da antiga RIM (Research In Motion) não estar indo de vento em popa no segmento de smartphones, dada a juventude do software próprio da companhia fundada na Coreia do Sul, superar o BB OS é motivo de muito orgulho à equipe responsável pelo grande avanço da interface no viés atual.

A informação liberada pela análise aprofundada do mercado de telefonia móvel entra em consenso com o visto em meados do mês de outubro, quando outra pesquisa comercial revelou que o Tizen é o segundo sistema operacional mais utilizado pelos indianos, superando o iOS e Windows Phone em modelos de entrada ou intermediários vendidos em solo onde as vacas são creditadas como animais sagrados. De fato, os responsáveis por tal conquista são dois: Samsung Z1, o primeiro celular lançado a contar com o ambiente virtual sul-coreano, o Z3, dando sucessão à primeira geração com bom gosto e uma lista vantajosa de especificações técnicas, mas a dupla atrai os clientes, principalmente, por serem vendidos por valores bem moderados.

Ainda utilizando a pesquisa da Strategy Analytics como base, nota-se que a Apple, junto à sua plataforma iOS, está ganhando tração no segmento moderno de celulares, enquanto a Google, dona do Android, está perdendo espaço conforme o tempo, apesar de ainda ocupar a primeira colocação em categoria internacional. A ascensão do Tizen dá-se não apenas pelo valor baixo cobrado pelos smartphones que o utilizam, porém pelo esforço da empresa asiática em atrair cada vez mais os desenvolvedores e demais especialistas à causa do software, não aplicando taxas aos apps vendidos, realizando convenções anuais, oferecendo ferramentas de qualidade, workshops, guias informativos e várias mais opções de estudo aos interessados em trabalhar com a interface.

É claro que a porcentagem de utilização do Tizen não se aproxima, nem de longe, do iOS, Android e Windows Phone, observando os dados coletados pela empresa de análise de mercado, todavia o aumento de sua fama se torna ainda mais notável quando relembra-se que a novidade está disponível somente em locais restritos, como alguns países da Ásia e na Rússia, onde há muita competitividade por preços inferiores. É válido acompanhar de perto o progresso do sistema operacional desenvolvido pela própria Samsung, julgando por sua popularidade no Android, que pode ser utilizada como impulso ao crescimento de seu ambiente virtual próprio.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *