Turquia recomenda adiamento das viagens não urgentes à Rússia

A Turquia recomendou neste sábado a seus cidadãos que adiem qualquer viagem não urgente à Rússia, em plena crise entre os dois países depois que Ancara derrubou um avião russo na fronteira com a Síria.

A recomendação foi feita em função das “dificuldades que estão encontrando os cidadãos turcos que viajam ou residem” na Rússia e estará em vigor “até que a situação se esclareça”, afirmou o ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

As relações entre Ancara e Moscou passam por uma grave crise desde que a aviação turca derrubou na terça-feira um caça russo perto da fronteira com a Síria.

Os turcos afirmam que o caça voava dentro de seu espaço aéreo e que os pilotos receberam várias advertências antes dos disparos. Os russos alegam que o Su-24 estava no espaço aéreo da Síria e não recebeu nenhuma advertência.

Moscou anunciou que prepara represálias econômicas contra Ancara e decidiu restabelecer a partir de janeiro a exigência de vistos para os turcos que desejam visitar o país.

Na quarta-feira, centenas de manifestantes atiraram pedras e quebraram janelas da embaixada da Turquia em Moscou. Cidadãos turcos reclamaram que foram detidos pela polícia russa.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *