Últimas

Twitter troca "Favoritos" por "Curtidas" em botão com formato de coração – e irrita usuários

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Ontem, os usuários da rede de microblog do Twitter e do Vine foram surpreendidos por uma mudança que, por mais sutil que seja, se tornou um dos assuntos mais comentados do dia. Com a nova alteração da plataforma, os favoritos foram substituídos por curtidas, e o ícone da estrelinha amarela foi trocado por um coração. A companhia atualizou os aplicativos para dispositivos Windows com suporte para a novidade.

You can say a lot with a heart. Introducing a new way to show how you feel on Twitter: https://t.co/WKBEmORXNW pic.twitter.com/G4ZGe0rDTP

— Twitter (@twitter) 3 novembro 2015

De acordo com a empresa, a mudança de favoritos com estrela para um curtir com coração visa “tornar o Twitter mais fácil e gratificante de usar”. De acordo com o comunicado oficial, o Twitter entende que “às vezes a estrela poderia ser confusa, especialmente para os recém-chegados”. Isso porque os usuários poderiam gostar de muitos tweets e simplesmente manifestar seu sentimento a respeito, mas não necessariamente favoritar.

A ideia faz um certo sentido, uma vez que os hábitos nas redes sociais tem sido cada vez mais de demonstrar que gostam de algo através de likes, tornando esses botões em uma ferramenta de interação rápida com os outros usuários. No entanto, muitos dos que estão na rede do Twitter há mais tempo manifestaram sua indignação com a mudança, já saudosos da tradicional estrelinha⭐️.

Ao que parece, o novo ícone continua causando confusão, porque todos já estavam bem acostumados a favoritar o que gostam. O perfil do canal WREG News Channel 3, por exemplo, aproveitou para utilizar a nova ferramenta de enquete da rede para perguntar aos seus seguidores a respeito da novidade, e o consenso parece negativo para o “coração”: 88% dos votos são de insatisfação. Já no Brasil, os usuários manifestaram sua indignação com a hashtag #RIPEstrelinha.

Do you like the @Twitter change from a star to a heart for when you like a post?

— WREG News Channel 3 (@3onyourside) 3 novembro 2015

Mas o Twitter acredita que o coração, ao contrário de uma estrela, é um “símbolo universal que ecoa através das línguas, culturas e fuso horários”.

O coração é mais expressivo, permitindo-lhe transmitir uma gama de emoções e facilmente se conectar com as pessoas. E em nossos testes, descobrimos que as pessoas adoraram.

Ao que parece, os testes não foram tão bem executados, já que a taxa de rejeição está sendo bem alta. Mas como o Twitter faz a mudança pensando nos novos usuários, é provável que isso mude com o tempo, e até mesmo os mais antigos se acostumem com a ideia – muito embora achem que o coração de forma alguma expressa suas emoções ao curtir o post de alguém.

O novo símbolo está presente em quase todas as versões do Twitter, incluindo os apps para Android, iOS e Windows 10, além do TweetDeck, e no app do Vine para o sistema móvel da Google.

E você, o que achou da nova forma de interação?

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *