Últimas

Ucrânia anuncia conclusão da retirada de armas do leste

A Ucrânia afirmou neste sábado ter terminado a última etapa da retirada se suas armas ao longo da linha de frente no leste rebelde pró-russo, onde esporádicos enfrentamentos ocorrem apesar da trégua.

O exército ucraniano retirou neste sábado morteiros de calibre 82 mm nas localidades de Piski e Opytné, próximas ao aeroporto de Donetsk, cenário durante vários meses de sangrentos combates, anunciou à AFP um porta-voz militar ucraniano, Oleksandre Zavtonov.

Jornalistas da AFP viram um comboio militar que transportava morteiros abandonar as posições ucranianas em Piski para dirigir-se a um local de armazenamento de armas retiradas, na região sob o controle de Kiev.

Esta é a última etapa da retirada de armas por parte dos ucranianos na região de Donetsk.

A Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), encarregada de vigiar este processo, não comentou até o momento as declarações de Kiev.

Os separatistas pró-russos da autoproclamada república de Donetsk afirmaram ter concluído na quinta-feira a retirada de armas de seu território.

A Ucrânia e os rebeldes, em confronto desde abril de 2015 em um conflito que causou mais de 8.000 mortos, chegaram no final de setembro a um acordo sobre a retirada de tanques, peças de artilharia de calibre inferior a 100 mmm e morteiros, em uma região de ambas as partes da linha de frente.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *