Últimas

Usuário consegue instalar Android 6.0 em celular de 2011

O Nexus S foi lançado em abril de 2011 pelo Google e montado pela Samsung, e a última atualização que recebeu foi para a versão 4.1.2 Jelly Bean do Android, em 2012. Um usuário tentou instalar a versão mais recente do sistema operacional, a 6.0 Marshmallow, por curiosidade, no aparelho. E conseguiu.

Segundo Dmitry Grinberg, autor da façanha, o objetivo era mostrar que as fabricantes deixam de fornecer atualização para smartphones mais antigos de propósito. O desenvolvedor argumenta que muitos desses modelos têm, sim, capacidade de rodar sistemas mais modernos.

O Nexus S, por exemplo, tem uma tela de 4 polegadas AMOLED, processador Hummingbird da Qualcomm de 1GHz e apenas um núcleo, 512MB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno. Curiosamente, o principal obstáculo de Grinberg foi superar as limitações desses mesmos 16GB.

Por mais que não pareça tão pouco – o iPhone 6s, por exemplo, foi lançado este ano e vem com a mesma capacidade de armazenamento -, os 16GB do Nexus S, assim como outros smartphones fabricados na época, são divididos em duas partições. Uma delas, menor, reserva 1GB só para o sistema; enquanto a outra, com os 15GB restantes, é exclusiva para arquivos de mídia.

Naturalmente, 1GB não é suficiente para a instalação do Android 6.0. O que Grinberg fez foi transferir todos os dados do sistema para a partição maior, de 15GB, e deixou a menor intocada. De acordo com o desenvolvedor, o Nexus S continua funcionando bem e o sistema é estável, rodando sem bugs ou travamentos.

As linhas de código usadas por Grinberg estão disponíveis aqui. Contudo, o programador não divulgou fotos ou vídeos do resultado final.

Via PhoneArena

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *