Últimas

Valve e Google se unem para aprimorar o potencial de jogos do Android

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Enquanto Apple vem investindo na API de baixo nível Metal e Microsoft no DirectX 12, Google já deixou claro que o Android também terá uma API gráfica focada em grande desempenho para jogos. Como as outras APIs de baixa sobrecarga, Vulkan promete melhorar o desempenho, fornecendo acesso mais direto para a GPU pelos desenvolvedores que podem gerenciar a memória e vários segmentos por conta própria ao invés de deixar a cargo dos drivers, dando-lhes mais trabalho a fazer, mas também fornecendo maior flexibilidade. A diferença é que, como o OpenGL, Vulkan estará disponível para qualquer um e poderia, teoricamente, ser adicionado a qualquer dispositivo, e também a todos os principais sistemas operacionais.

Assim como no Metal e DirectX 12, Vulkan vai exigir tanto suporte ao sistema operacional, assim como suporte de hardware. Vulkan deve ser compatível com qualquer GPU que atualmente suporta OpenGL ES 3.1, que inclui GPUs da Qualcomm Adreno série 400 e mais recente, PowerVR da Imagination Technologies série 6 e mais recentes, da Nvidia Tegra K1 e mais recentes, além das Mali 600, 700, e 800. Desta forma, a API cobre praticamente todos os telefones high-end e tablets lançados desde o final 2013 em diante.

[embedded content]

Este é, potencialmente, um divisor de águas no desenvolvimento de software com muitos gráficos, já que permitiria um melhor desempenho para ser espremido do chipset, e ao mesmo tempo irá manter o consumo de energia baixo com a codificação mais eficiente e melhor otimização.

Valve também está trabalhando no suporte para o Vulkan com seu Steam OS, chegando a uma equipe de desenvolvimento de terceiros, LunarG. Nesse mesmo LunarG é agora a divisão, e seu departamento de software móvel está se movendo para a Google que irá trabalhar na incorporação do Vulkan no Android. Com Google e Valve trabalhando lado a lado, o desenvolvimento da API Vulkan deverá ser acelerado. Ainda não ficou claro quando a novidade será estreada no sistema do robozinho, mas podemos esperar que esta seja uma das grandes novidades do Android N, que ainda segue sem um nome definido.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *