Últimas

Vivo fecha parceria com TIM e Oi para ampliar sua cobertura 4G

Da Redação do site Tudocelular.com.br

No último relatório divulgado pela ANATEL, a agência nacional de telecomunicações informou o atual quadro da internet móvel no país: 100% dos municípios brasileiros têm acesso à rede 2G, enquanto que 84% deles contam com rede 3G e somente 7% possuem acesso à rede 4G de última geração. Em contrapartida, foi informado que em 1.500 cidades somente uma operadora atua. A agência vem cobrando das operadoras para que esta situação mude nos próximos meses, o que vem incentivando a Vivo a fechar parceria com TIM e Oi para expandir sua área de cobertura.

TIM e Oi já compartilham suas antenas para levar internet 4G ao maior número possível de municípios. De acordo com informações dadas pelo Mobile Time, Vivo fará participação no projeto, mesmo que não tenha comentado sobre a notícia, as outras duas operadoras confirmam que está esperando uma resposta da ANATEL e aguardam um parecer favorável do Conselho Direto da agência.

Se esta parceria surgir entre as três operadoras, Vivo poderá acelerar consideravelmente sua expansão da rede 4G com um custo de implementação bastante reduzido. “Estamos trazendo a Vivo também para o acordo de RAN Sharing, que você consegue fazer mais com menos dinheiro”, afirmou o diretor de rede fixa e transporte da TIM ao Mobile Time. Há três anos Vivo tentou fechar um acordo parecido com a Claro, mas que acabou não acontecendo. Esta poderia ser uma oportunidade para que as quatro principais operadoras do país trabalhassem juntas para levar rede de alta velocidade a uma maior quantidade de brasileiros.

O que a TIM e Oi ganhariam com isso? Eles se beneficiariam dos 161 municípios que são cobertos pela faixa de frequência de 2.600 MHz usada pela Vivo. Todas as operadoras precisam cobrir as cidades com mais de 200 mil habitantes até dezembro deste ano, o que indica que 136 novos municípios devem receber atenção das operadoras. Assim, com um projeto em conjunto, será de grande benefício para todas.

Já a operadora Vivo não teria também benefício desta forma, já que a TIM trabalha com a frequência de 1.800 MHz que não será compartilhada com a operadora espanhola, além de não está no cronograma imposto pela ANATEL. Além disso, TIM usará essa faixa de sinal para trocar a rede 2G pela nova 4G levando a novidade para mais de 400 municípios até o final do ano. Com todas as mudanças, podemos ver números mais animadores já no começo do primeiro semestre de 2016.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *