Youtube passa a suportar vídeos em realidade virtual

O youtube anunciou hoje que passará a oferecer suporte para vídeos em realidade virtual. A plataforma de vídeos do Google já tinha suporte para vídeos em 360 graus, mas agora também suportará vídeos criados para equipamentos como o Google Cardboard e o Oculus Rift.

Os vídeos com essa nova funcionalidade podem ser assistidos a partir do aplicativo do Youtube para Android. Basta encontrar um vídeo compatível (como este aqui, dos Jogos Vorazes, ou ainda este aqui, da empresa de calçados TOMS) e clicar no ícone que representa o Cardboard. Uma lista de vídeos compatíveis está disponível aqui.

O Youtube sugere também que criadores do Youtube interessados em postar filmes em realidade virtual (VR) utilizem tecnologias como a Jump. O CEO do Google, Sundar Pichai, comemorou a novidade no Twitter também:

More virtual reality all around: @YouTube now supports VR video. You can watch it w/@GoogleCardboard https://t.co/0GZZ1wqsy4

— sundarpichai (@sundarpichai) 5 novembro 2015

O site anunciou também que todos os seus vídeos estarão disponíveis para o Cardboard, e poderão ser visualizados no formato de “cinema virtual”: o usuário, com o cardboard, se vê numa sala de cinema, com o vídeo em questão sendo exibido na tela.

Diferença entre VR e 360º

Vale notar que vídeos em 360 graus e vídeos em realidade aumentada não são a mesma coisa. A diferença entre os dois é, basicamente, a sensação de profundidade. Vídeos de realidade virtual projetam imagens diferentes para cada olho, o que ajuda o cérebro a perceber a profundidade das cenas. Os vídeos em 360 graus, mesmo quando acompanham o movimento da cabeça do usuário, não reproduzem essa sensação.

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *