Últimas

Zeze Motta publica foto com Taís Araujo e Ruth de Souza e comenta Consciência Negra: ‘Erro começou na abolição’

A atriz Zeze Motta usou uma foto em que aparece acompanhada das colegas de profissão Taís Araújo e Ruth de Souza para comentar, no Instagram, o Dia da Consciência Negra. Aos 71 anos, quase 50 deles dedicados à profissão, a intérprete da internacionalmente consagrada Xica da Silva escreveu sobre o preconceito sofrido por atores negros e comentou temas polêmicos como cotas raciais.

“Sou do tempo que em novela tinha apenas dois ou três atores negros, que faziam sempre papéis subalternos. Houve alguns avanços, embora a gente tenha muita luta pela frente. O problema não era fazer empregados, mas é que esses personagens viviam a reboque. Essa era a questão, não tinham uma história própria, estavam a serviço de outros personagens. Então, se a gente faz uma comparação, vamos ver que houve avanços, mas ainda somos poucos em muitos departamentos.”

No post, que tem 700 curtidas, a atriz foi mais longe e avaliou erros cometidos ao longo da história do Brasil. “Na verdade, o erro vem desde a abolição, quando abriram as portas das senzalas sem ter um programa para que essas pessoas tivessem uma vida digna. Os negros, então, ficaram sem casa, comida e cultura. Uma coisa perversa”, comentou Zeze, que ainda defendeu as cotas. “Vejo como uma medida provisória. Se esse negro que for beneficiado tiver uma boa preparação ele não vai precisar de cotas para o seu filho. #ConsciênciaNegra”, defendeu.

Fonte: Jornal Extra (http://extra.globo.com)

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *