Últimas

5 aplicativos para melhorar a internet na sua casa

Gerenciar uma rede sem fio pode ser uma tarefa bem desafiadora. Equipamentos eletrônicos, outras redes e até mesmo luzinhas de natal podem interferir no sinal WiFi, diminuindo a qualidade e o alcance de sua conexão, e esses fatores podem dificultar a criação de uma rede que inclua toda a sua casa.

Felizmente, porém, existem aplicativos que conseguem ajudar nesse processo. Ainda que eles não sejam capazes de eliminar as interferências ou ampliar o alcance da sua rede, eles conseguem trazer informações suficientes para que você consiga usar seus recursos de internet da melhor maneira possível. E isso pode fazer a diferença entre a internet pegar ou não no seu banheiro, por exemplo.

É mais fácil encontrar aplicativos desse tipo para Android do que para iOS. Isso porque a Apple, há algum tempo, resolveu remover programas desse tipo de sua loja porque eles utilizavam recursos de programação que a empresa não autoriza a programadores externos. Ainda assim, ainda é possível usar seu iPhone para dar uma força à sua rede de casa.

Uma funcionalidade comum a muitos desses aplicativos é separar as redes WiFi próximas do usuário por canal. As redes WiFi costumam se distribuir em canais com números de 1 a 14, e canais com muitas redes acabam sendo menos eficientes. Caso o aplicativo revele que esse é o caso do seu WiFI, é possível mudar o canal da sua rede acessando as configurações do seu roteador. Esse procedimento varia, porém, segundo o modelo do roteador.

Abaixo, listamos alguns apps que podem ajudar a melhoar sua rede doméstica. Confira:
 

WiFi Analyzer (Android)

Reprodução 

O WiFi Analyzer é um dos aplicativos mais recomendados para isso. Ele é relativamente simples de usar, e mostra, em um gráfico, as redes WiFi próximas separadas segundo os canais que utilizam. Isso é útil porque permite que você altere o canal da sua rede para melhorar sua conexão. Ou, ainda, se você estiver em um local com várias redes públicas, ele te ajudará a visualizar a rede que está no canal menos utilizado – que provavelmente oferecerá uma conexão mais robusta.

Informação do Sinal da Rede (Android)

Reprodução

Esse aplicativo faz exatamente o que seu nome indica, mas faz muito bem. Ele oferece informações sobre as redes sem fio (WiFi e 3G/4G) às quais seu celular está conectado, tais como endereço de IP, endereço MAC e força do sinal. O medidor de força de sinal do aplicativo tem 14 barras, o que o torna mais preciso que outros do tipo, e ele pode ajudar o usuário a localizar o ponto em sua residência no qual o sinal WiFi pega melhor.

WiFi Overview 360 (Android)

Reprodução 

Trata-se de um programa semelhante ao WiFi Analyzer. O diferencial dele é que ele oferece uma representação gráfica de todas as redes WiFi próximas, o que ajuda a visualizar de maneira mais clara qual é a melhor. Fora isso, ele também separa as redes por canal  e frequência, o que pode auxiliar o usuário a configurar melhor sua rede doméstica.

Wi-Fi Analytics Tool (Android)

[embedded content]

Mais um aplicativo que analisa as redes WiFi próximas do usuário separando-as segundo frequência e canal. Com uma interface bem amigável, o WiFi Analytics Tool consegue ser um dos aplicativos mais “didáticos” na hora de visualizar as possíveis interferências que a sua rede está sofrendo. Ele também se diferencia dos demais por ter um widget que permite visualizar informações sobre sua rede na tela inicial do seu dispositivo.

Network Analyzer Lite (iOS)

Reprodução

Por conta das restrições da Apple a algumas funcionalidades do iOS, os aplicativos disposníveis na App Store não têm algumas das funções de seus semelhantes do Android. Ainda assim, o Network Analyzer Lite consegue mostrar uma lista de redes WiFi próximas, mostrando o endereço, identificando os dispositivos conectados e mostrando a força do sinal.

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *