Últimas

Análise: 25% dos celulares de 2016 devem contar com Force Touch

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Quase um terço dos smartphones apresentados oficialmente em algum dos meses de 2016 terá uma tecnologia igual ou similar à Force Touch, revela uma análise feita pela empresa IHS, ainda no domingo desta semana, 20 de dezembro. A companhia especializada no estudo de informações globais, auxiliando na tomada de decisão por parte de gerentes e diretores de outras organizações, diz que 25% dos celulares lançados no próximo ano terão a capacidade táctil em três dimensões, tornando-se uma tendência do mercado de telefonia móvel, assim como telas de alta resolução, vasta quantidade de memória volátil e os leitores de impressões digitais, isto é, pelo menos em modelos identificados como os de elite.

Force Touch, embora existisse anteriormente, em outros setores da tecnologia, estreou no segmento mobile pelas mãos da Apple, sendo introduzido no Apple Watch, primeiro relógio inteligente da gigante de Cupertino, e no MacBook, um dos mais potentes laptops já criados pela marca atualmente liderada por Tim Cook. Após a novidade ter sido anunciada como um diferencial em ambos os produtos com estampa de maçã, chegou a vez dos iPhones poderem contar com ela, porém o antigo nome foi transformado em 3D Touch, justamente para dar sentido às três dimensões sensoriais apresentadas pelos displays considerados inovadores. A partir daí, outras opções similares começaram a rechear as varejistas de dispositivos portáteis mundo afora.

O primeiro concorrente de peso a contar com uma variação do Force Touch foi o Huawei Mate S. A empresa fundada na China adiantou-se ao colocar a tecnologia em seu interessante aparelho, inclusive realizando um evento especial antes mesmo da Apple, apresentando seu eletrônico aperfeiçoado com o ‘toque mágico’, apesar das vendas do mesmo terem sido iniciadas depois dos novíssimos iPhones desembarcarem nas lojas. De fato, espera-se que mais duas gigantes do ramo de telefonia móvel comecem a usar o Force Touch em celulares, começando em 2016: Samsung, provavelmente trabalhando com a tecnologia no Galaxy S7, e a Sony, implementando-a no Xperia Z6, ambos com o lançamento esperado para o primeiro semestre de 2016.

Em decorrência do aumento da participação do nível tridimensional táctil nas telas, IHS estima um aumento de 317% de envios de módulos de Force Touch para o próximo ano, resultando em cerca de 461 milhões de unidades despachadas até o fim do calendário. A peça permitirá, relembrando as funções estreadas pelos gadgets da Apple, que o display consiga identificar três fatores distintos de interação: um simples toque, um longo pressionamento e um apertar com mais força, modificando e facilitando quase todo o ambiente virtual usado em smartphones. Sendo assim, será extremamente proveitoso acompanhar bem de perto os anúncios de 2016, principalmente para quem está ansioso pela tecnologia.

(atualizado em 21 de dezembro de 2015, às 05:52)

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *