Anatel divulga cronograma de inclusão do nono dígito nos números dos 10 estados restantes

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Desde 2012 que a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) vem implementando o uso do nono dígito no Brasil. A meta era que todos os estados brasileiros já estivessem com a novidade em vigor até o final de 2016. Em outubro vimos números de telefones celulares receberem o nono dígito na Bahia, Sergipe e Minas Gerais, com a finalidade de ampliar a capacidade para novas linhas telefônicas. Os números ligados aos DDDs 31, 32, 33, 34, 35, 37, 38, 71, 72, 73, 74, 75, 77 e 79 ganharam o “9” à esquerda.

Agora, a Anatel divulga a lista dos estados restante para adotarem a mudança. O cronograma para inclusão do nono dígito afeta celulares do Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. No entanto, a novidade passa a ser obrigatória a partir de 29 de maio de 2016 para os DDDs que vão de 61 a 69 (abrangendo os estados do Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal). Já os DDDs que vão de 41 a 49 ficam apenas para 6 de novembro de 2016 (Paraná e Santa Catarina).

Rio Grande do Sul terá implementação a partir de 6 novembro de 2016 englobando os DDDs 51, 53, 54 e 55. Com esta mudança todos os números brasileiros finalmente passam a contar com nove dígitos. Atualmente, o novo dígito já é obrigatório nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima, Minas Gerais, Bahia e Sergipe. A medida foi iniciada com o objetivo de ampliar os recursos de numeração nos estados onde já eram escassos, como São Paulo e Rio de Janeiro. Nos demais estados, apesar de haver números disponíveis em quantidade, o objetivo é a padronização.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *