Últimas

API Vulkan tem desenvolvimento finalizado; novidade chegaria no Android N e iOS 10?

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Você já deve ter ouvido falar da nova API em desenvolvimento chamada de Vulkan, que promete melhorar o desempenho, fornecendo acesso mais direto para a GPU pelos desenvolvedores que podem gerenciar a memória e vários segmentos por conta própria ao invés de deixar a cargo dos drivers, dando-lhes mais trabalho a fazer, mas também fornecendo maior flexibilidade. A diferença é que, como o OpenGL, Vulkan estará disponível para qualquer um e poderia, teoricamente, ser adicionado a qualquer dispositivo, e também a todos os principais sistemas operacionais.

O grupo Kronos, responsável pelo desenvolvimento da API, informou hoje que a novidade finalmente está pronta e que o lançamento acontecerá em breve. Esta API promete ser a sucessora da Mantle da AMD, mas oferece um nível de integração muito maior com o hardware do dispositivo. Sem falar que ela consegue tirar total proveito de máquinas com mais de uma GPU, mesmo que sejam de fabricantes diferentes. E como esperado, a novidade vem para rivalizar com o DirectX 12 da Microsoft, mas tem o diferencial de que estará disponível não apenas para o Windows, mas também para Linux, SteamOS e Android.

Assim como no Metal da Apple e DirectX 12 da Microsoft, Vulkan vai exigir tanto suporte ao sistema operacional, assim como suporte de hardware. Vulkan deve ser compatível com qualquer GPU que atualmente suporta OpenGL ES 3.1, que inclui GPUs da Qualcomm Adreno série 400 e mais recente, PowerVR da Imagination Technologies série 6 e mais recentes, da Nvidia Tegra K1 e mais recentes, além das Mali 600, 700, e 800. Desta forma, a API cobre praticamente todos os telefones high-end e tablets lançados desde o final 2013 em diante.

Valve vem realizando um investimento pesado em cima do OpenGL para o SteamOS, mas o Vulkan seria a evolução esperada para este momento. Google também já comentou que o Android ganhará suporte em breve – quem sabe este seja um dos grandes diferenciais do Android N a ser lançado em 2016? Enquanto isso, Apple também pode estar de olho na novidade. A empresa vem fazendo bom uso do Metal, mas se o Vulkan se mostrar mais promissor nada impede que a nova API de código aberta também seja incorporada ao iOS 10. Com isso teremos um maior desempenho e menor consumo de bateria independente do dispositivo usado ou o sistema operacional escolhido.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *