Últimas

As 5 melhores novelas das 18 horas

Olá, queridos leitores! Elas dominam nossas noites há mais de sessenta anos e são as detentoras dos recordes de audiência desde o surgimento da TV brasileira. As novelas da Rede Globo estão trilhando, novamente, o caminho das pedras e nada melhor que lembrarmos um pouco das histórias que emocionaram o Brasil no horário das 18 horas.

Chocolate com Pimenta (08/09/2003 – 08/05/2004) 209 capítulos.

chocolate_com_pimenta1

“Chocolate com pimenta…” Uma doce novela, falem a verdade? Escrita por Walcyr Carrasco, a novela conta a história de Ana Francisca (Mariana Ximenes), uma menina humilde, considerada sem graça e sem beleza. No começo da trama, Ana muda para cidade fictícia de Ventura para morar com sua família. Seu par romântico é Danilo (Murilo Benício), um rapaz bonito que atrai a paixão de Olga (Priscila Fantin), a filha do delegado. A principal vilã da trama é Jezebel, que faz de tudo para ter a posse da fábrica de seu irmão, Ludovico, que durante a trama se casa com Ana Francisca, o que deixa distante a possibilidade de Ana e Danilo ficarem juntos durante a trama. Na novela, atores de primeira como: Ary Fontoura, Laura Cardoso, Lília Cabral, Drica Moraes, Rosamaria Murtinho e Marcello Novaes, foram responsáveis pelo fenômeno. Foi um grande sucesso em audiência, com recorde no último capítulo de 46 pontos e com média geral de 35 pontos! Um espetáculo!

O Cravo e a Rosa (26/06/2000 – 09/03/2001) 221 capítulos.

o_cravo_e_a_rosa

Mais uma de Walcyr Carrasco! ‘O Cravo e a Rosa’, chegou numa época difícil. Tinha o dever de alavancar a audiência no horário. A direção ficou a cargo de Walter Avancini que há anos não trabalhava na emissora dos Marinho. Foi uma novela de comédia-romântica como ‘Chocolate com Pimenta’. Ambientada na São Paulo dos anos 20, seus protagonistas foram os célebres Petruchio (Eduardo Moscovis), um rapaz que luta para fazer a fazenda herdada pelo seu pai obter lucro com a fabricação de queijos e Catarina (Adriana Esteves), uma jovem geniosa, temperamental e que nunca permitiu intimidade com os pretendentes, até a chegada de Petruchio em sua vida. O amor entre eles era tão grande que chegava a sair pratos pela casa. Formaram a trama atores de peso como: Ney Latorraca, Drica Moraes, Leandra Leal e Rodrigo Faro.

A média geral da novela foi de 30,6 pontos. O Recorde foi de 48 pontos de pico na última semana de exibição.

Coração de Estudante (25/02/2002 – 28/09/2002) 185 capítulos.

384421

A preservação do meio ambiente e a cidadania sempre exercida na trama, foram os pilares do sucesso em repercussão, não tanto em audiência. A trama é baseada na vida de Edu (Fábio Assunção), um professor de biologia idealista que se muda com o filho Lipe (Pedro Malta) para a fictícia cidade de Nova Aliança, em Minas Gerais, em busca de qualidade de vida (deram um valor enorme aos mineiros, merecido). Edu é noivo de Amelinha (Adriana Esteves), filha do rico fazendeiro João Mourão (Cláudio Marzo). A relação do casal entra em conflito quando Edu se apaixona pela advogada Clara (Helena Ranaldi), filha de Lígia (Jussara Freire) e do experiente advogado Raul Gouveia (Marcos Caruso).  Outro ponto fundamental da trama é que Edu procura estar sempre presente na vida de Lipe, tentando mantê-lo afastado da mãe, Mariana (Carolina Kasting), dependente química e irresponsável a ponto de não ter condições de criar o filho.

Barriga de Aluguel  (20/08/1990 – 01/06/1991) 243 capítulos.


logo_barrigadealuguel_

Uma das novelas preferidas do Boni. Aqui vai um trecho do seu livro ‘O Livro do Boni’, sobre a novela: “O tema da inseminação artificial fervia no mundo. Pedi a Glória Perez para fazer uma novela sobre esse assunto. Ela deu um show ao pedir consultoria a três juízes para dar embasamento à questão jurídica entre o casal e a mãe biológica”. A história é dramatizada por Ana (Cassia Kis Magro), jogadora de vôlei e seu marido Zeca (Victor Fasano), treinador do time em que ela joga, não conseguem ter filhos, apesar dos vários tratamentos a que Ana se submete. Para realizar o sonho de serem pais, o casal contrata a jovem Clara (Cláudia Abreu) como mãe de aluguel. Clara é uma jovem pobre que trabalha de dia e noite e vê na proposta do casal uma chance de subir na vida. Os atores que integraram a trama foram: Vera Holtz, Sônia Guedes, Humberto Martins, Eri Johnson, Beatriz Segall, Jairo Mattos e muito mais.

Tal trama, muito bem construída não poderia ter audiência diferente, foram 47 pontos de media geral e 60 pontos no último capítulo.

Mulheres de Areia (01/02/1993 – 25/09/1993) 201 capítulos.

20120908210426!Novela_Mulheres_de_Areia_1993

‘Mulheres de areia’ foi produzida, pela TV Tupi, em 1973. Vinte anos depois a Globo, pelas mãos de Ivani Ribeiro, produziu e foi um espetáculo de repercussão e de audiência. Glória Pires dominou a novela com as interpretações das irmãs gêmeas, Ruth e Raquel. A trama era centrada pela rivalidade das duas irmãs. Atores de primeira categoria formaram a novela: Raul Cortez, Susana Vieira, Vivianne Pasmanter, Humberto Martins, Andrea Beltrão, Paulo Goulart, Laura Cardoso e Marcos Frota que foi um primor de Tonho Da Lua, um rapaz que tem problemas mentais, é ingênuo, agressivo e faz esculturas na areia, além de ser apaixonado por Ruth.

Aqui vai uma informação que mostra o poder das nossas novelas: Na Rússia, a novela era exibida e tornou-se hábito na TV dos russos, tanto que o último capítulo da novela foi programado para o dia das eleições pelo então presidente Boris Yeltsin, exatamente para impedir que os eleitores viajassem. Vocês acham que alguém saiu de casa? A media geral aqui no Brasil foi de 50 pontos de media geral e no último capítulo bateu incríveis 62 pontos. Como dizem os antigos, “uma coqueluche!”.

Hoje, encerramos por aqui! Semana que vem a vamos tratar das novelas do horário das 19 horas.

Mais informações sobre a TV Brasileira? Sigam a @ColunaPCarvalho

E-mail para contato: paullocarvalho19@gmail.com


Fonte: Bastidores da TV

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *