Baidu anuncia oficialmente testes de carros autônomos e fonte diz que a chinesa está à frente da Google

Da Redação do site Tudocelular.com.br

A gigante chinesa de tecnologia Baidu é muitas vezes mencionada como a “Google da China”, por ser mais conhecida pelo seu mecanismo de buscas, possuir sua maior fonte de renda em publicidades mas ao mesmo tempo se aventurar por outros diversos campos da tecnologia. Um deles são os veículos autônomos que a Baidu, seguindo os passos da gigante de Mountain View, está silenciosamente desenvolvendo.

Após mais de dois anos de pesquisas em seu laboratório, o maior provedor de serviços de buscas de internet da China anunciou oficialmente que seu carro já percorreu toda a capital chinesa, Pequim. O carro que dispensa a intervenção humana para pilotar é um sedan BMW série 3 compacto modificado, e tem declaradamente rodado todo o comprimento e largura da cidade, passando pelas ruas congestionadas com tráfego total, sem qualquer incidente.

Embora os automóveis da Google também estejam sendo submetidos a testes ao longo dos últimos meses, tendo percorrido cerca de 1,7 milhão de milhas no total, alguns relatos afirmam que o Baidu pode na verdade estar mais perto do lançamento de um veículo totalmente autônomo do que a concorrente. No entanto, não há mais tempo para cumprir o que foi anteriormente previsto – um lançamento ainda esse ano.

A empresa alega que sua abordagem seria “avançar incrementalmente através de ambientes diferentes, em vez de através de diferentes níveis de autonomia de condução”, de acordo com um relatório publicado pela Wired. Isso significa que os veículos não viajarão totalmente autônomos em qualquer lugar, mas somente em rotas pré-programadas.

Os benefícios desta abordagem, de acordo com a empresa, é que com informações pré-carregadas sobre a localização exata dos obstáculos permanentes e sinais de trânsito, o veículo será capaz de “se concentrar” na estrada, portanto, fará uma viagem mais segura, tanto para os passageiros do carro, quanto para outros veículos da estrada.

A Baidu acredita que está muito perto de alcançar esse objetivo graças aos mapas detalhados que a empresa está criando. Segundo eles, “dentro de cinco a dez anos a maioria das estradas da China poderia ser mapeada” de maneira que seria possível para a empresa pré-programar informações bastante abrangentes para seus automóveis, tornando-os mais seguros e mais confiáveis.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *