Últimas

Chineses preparam carros controlados pela mente

Um time de pesquisadores da Universidade Nankai, localizada na cidade de Tianjin, no nordeste da China, está trabalhando na criação do que eles alegam ser o primeiro carro que pode ser controlado com o poder da mente. 

Para controlar o carro, o motorista coloca um leitor de sinais cerebrais, pensa no comando, e ele acontece. O pesquisador Zhang Zhao afirmou à Reuters que o equipamento integra 16 sensores que capturam sinais EEG (eletroencefalograma) do cérebro do motorista. Eles desenvolveram também um computador que traduz os sinais relevantes, o que permite o controle do carro.

De acordo com o líder do projeto, o professor Duan Feng, a tecnologia tem o intuito de servir melhor os seres humanos. Ele acredita que logo deve ser possível combinar a tecnologia de controle pelo cérebro com a de carros autônomos.

Feng também ressalta que não é necessário que o motorista esteja concentrado o tempo todo para que não aconteçam acidentes. Ele afirma que o carro mantém o último comando dado (como “dar ré”, por exemplo) até que o motorista realize um outro comando, mais atentamente.

Até o momento, o carro consegue andar para frente, para trás e parar, sendo incapaz de fazer curvas, por exemplo. Ainda não há nenhuma previsão de quando essa tecnologia pode chegar ao mercado, se ela vier a sair do estágio de protótipo um dia.

Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *