Ciclo de palestras e provas encerram a temporada do “Alagoas Triathlon”

O ano de 2016 foi de crescimento e reafirmação para quem escolheu como prática esportiva, nadar, pedalar e correr .Para fechar o ano de muitos treinos, simulados e eventos, a Federação Alagoana de Triathlon (Faltri) promove a 3ª e última etapa do “Alagoas Triathlon”, que contará com ciclo de palestras, provas para crianças, jovens e adultos, sejam eles iniciantes ou profissionais.

Apontado como “O Maior Evento de Triathlon da Historia de Alagoas”, terá início neste sábado. Das 11h00 às 14h, haverá entrega de kits para os atletas inscritos na competição, no Hotel Radisson.

Também no hotel, haverá um ciclo de palestras com o tema “Preparação de atletas em longo prazo”. Tópicos abordados serão as Fases Sensíveis do desenvolvimento motor e seus conteúdos de treinamento; Tendências modernas do treinamento nas provas de longa distância; Metodologia do treinamento nas diversas etapas de preparação; Planejamento do treinamento em longo prazo; Periodização fisiológica do treino x Periodização estrutural; Monitoramento e controle da carga de treinamento e seus efeitos.

O palestrante será o professor Antônio Carlos Gomes (PHD), Doutor em Ciências do Treinamento Desportivo, Rússia,1996; Mestre em Teoria e Metodologia do Treinamento Desportivo,  Rússia 1994.  Superintendente de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo; Coordenador de Ensino da Academia Brasileira de Treinadores – Instituto Olímpico do Comitê Olímpico do Brasil; Autor de diversas obras e artigos na área do treinamento desportivo; Especializado em Periodização do Treinamento; Treinador e Preparador de centenas de atletas de nível internacional.

As palestras encerram o primeiro dia da programação e abre espaço para o domingo repleto de eventos. No domingo, acontece a 3ª Etapa do Alagoas Triathlon na Praça Multieventos na Pajuçara.

Foto: Ascom/Semel

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Começando às 06h00, acontecem as provas das categorias Olímpico, Sprint(Speed/MTB) e Revezamento Sprint – 9hs Mini-Sprint(Speed/MTB) e Revezamento Mini-Sprint. Durante a prova principal, haverá a competição para as crianças com a Corrida kids -08:30h; Maratoninha Grota de Ouro “Futuros Talentos”. As crianças serão divididas em dois grupos. 1° Grupo: (Idades-8, 9 e 10anos), vão correr 250mt; 2º Grupo (Idades-11, 12 e 13anos), vão correr 500mt.

O presidente da Faltri, Higino Vieira, avaliou a temporada de uma das modalidades que mas se pratica hoje em Maceió. “Realizar todas as etapas do Campeonato Alagoano desde 2007, totalizando 63 provas, é um desafio e um grande sonho, fazendo esse esporte rodar nessa cidade, nesse Estado e também no Brasil. A expectativa é muito grande, porque não falamos apenas de competições de nível local, mas temos atletas da Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco e tem até gente do Maranhão e Brasília. Ainda tem uma situação, de um atleta que vive nos Estados Unidos, mas passando pelo Brasil, soube do evento e está inscrito”, comemorou”.

Higino ainda comentou sobre a expectativa para a prova. “Estamos muito mais focados na excelência de organização, desde o caminhão que traz equipamentos, o coordenador do mar, do bicicletário, das esquinas, o staff, cronometragem eletrônica, premiação. Então, a expectativa é a melhor possível e já pensando em 2016, como um ano ainda melhor”, concluiu.

Foto: Thiago Davino

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *