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Coldplay difundirá seu último álbum por streaming no Spotify

O objetivo é maximizar as vendas no momento de saída do disco, uma estratégia que, no mundo da música, é chamada de
O objetivo é maximizar as vendas no momento de saída do disco, uma estratégia que, no mundo da música, é chamada de “windowing”. Foto: © AFP/Arquivos TORU YAMANAKA

Os músicos britânicos do Coldplay, uma das poucas bandas que resistiram ao Spotify, difundiram seu último álbum na principal plataforma mundial de música online, mesmo com uma semana de atraso.

O Spotify explicou em uma mensagem que “A Head Full of Dream”, o sétimo e talvez último álbum do grupo de rock, estará disponível em seu site a partir de sexta-feira, uma semana depois de seu lançamento.

O Coldplay não deu explicações sobre este atraso, mas o grupo tem antecedentes. Em 2014, esperou quatro meses para que sua obra anterior, “Ghost Stories” pudesse ser escutada nas plataformas de streaming.

O objetivo é maximizar as vendas no momento de saída do disco, uma estratégia que, no mundo da música, é chamada de “windowing”.

O serviço de música digital enfrentou críticas dos artistas porque oferece a seus assinantes música ilimitada de forma gratuita. No entanto, de seus 75 bilhões de usuários no mundo, 20 milhões são assinantes de uma versão paga sem publicidade.

O Coldplay também colocou seu álbum em sites de streaming pagos como Apple Music e Tidal, o serviço desenvolvido pelo magnata do rap Jay Z.

A maioria dos artistas aceitaram colocar seu trabalho em serviços de streaming, embora alguns ofereçam resistência. A cantora britânica Adele, por exemplo, negou-se a difundir nesta área seu disco recente “25”.

Também a estrela do pop Taylor Swift retirou, no ano passado, toda sua discografia do Spotify e acusou a empresa de recompensar muito pouco seus artistas.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

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