Últimas

COLUNA: Silvio Santos 85 anos – Minhas Recordações

Estamos em ritmo de festa, nosso querido e amado Silvio Santos está completando 85 anos de vida com muita vitalidade, lucidez e com espiritualidade de uma criança. Nessa semana resolvi escrever sobre algumas passagens da minha vida acompanhando a carreira de sucesso do “Homem do Baú”. Cada um de nós guardamos momentos marcantes e inesquecíveis de Silvio na TV, seja de cenas memoráveis ou um programa favorito.

Desde muito pequeno sempre fui muito apaixonado por televisão e a primeira lembrança de ter visto Silvio Santos no vídeo foi em um fim de tarde de domingo no programa “A Porta da Esperança”, lembro que minha mãe gostava muito dessa atração e recordo estar ao lado dela acompanhando o programa. Pra quem não lembra ou não conhece, o programa realizava os sonhos de telespectadores que escreviam para o nosso herói, os pedidos eram desde conhecer um ídolo a um atendimento médico. As histórias eram sempre contadas com um tom bem emotivo e batia uma tristeza quando a porta abria sem nada, o convidado acabava indo embora sem ter seu desejo realizado.

Lembro também quando nos anos 1990, Silvio Santos entrava em nossas casas aos domingos pontualmente ao meio-dia, ao lado de suas colegas de trabalho em polvorosas balançando os “espanadores” e cantando “Silvio Santos vem ai”. Silvio distribuía TeleSenas para o seu auditório durante os intervalos dos dominicais do SBT, quem não se lembra quando durante os breaks do “Domingo Legal” Silvio Santos interagia com o Gugu Liberato e lhe perguntava se a audiência estava boa, se Gugu tinha namorada? e nessa época o “Homem do Baú” já “cantava” sua então assistente de palco, Helen Ganzarolli. Era muito engraçado quando Silvio Santos “jogava” TeleSenas para o Gugu através da câmera, enquanto Gugu lhe retribuía com sua linha de brinquedos. Bons tempos…

Para muitos o “Topa Tudo por Dinheiro” é um dos programas mais lembrados por vários fãs de Silvio Santos, eu particularmente tenho poucas lembranças dele, era apresentado muito tarde e quase não assistia. Gostava mesmo era do “Qual é a Música?”, quando o programa voltou reformulado em 1999 foi logo de cara campeão de audiência. Era muito divertido ver o auditório errando as letras das músicas ou tentando acertar o segredo musical. Vale lembrar que foi no “Qual é a Música?” que o jornalista Felipeh Campos e a atriz Ellen Rocche despontaram para todo o Brasil.

Foi em 1999 também que tivemos a oportunidade de ver Silvio Santos diariamente no sucesso “Show do Milhão” que inicialmente se chamava “Jogo do Milhão”. Lembro que minha professora de Língua Portuguesa na época nos incentivava a acompanhar a atração e em algumas ocasiões comentava em sala de aula algumas perguntas questionadas durante a atração. Era muito legal assistir ao lado da família e acompanhar os erros e acertos dos participantes, além do constrangimento de alguns universitários que preferiam não opinar na alternativa correta.


O ano de 2001 foi emblemático na vida de Silvio Santos, logo no inicio ele era homenageado pela escola de samba do Rio de Janeiro “Tradição”, o seu SBT completava 20 anos no ar em uma excelente fase, incomodando freneticamente a Rede Globo, houve no mesmo ano o sequestro de sua família nº 4, Patrícia Abravanel e uma semana depois ficou de refém em sua própria casa no bairro do Morumbi em São Paulo deixando todo o Brasil com o coração na mão.  No mesmo ano Silvio Santos estreou o fenômeno “Casa dos Artistas”, o reality show parava o Brasil aos domingos, chegando a bater o “Fantástico” da Rede Globo de ponta a ponta. Na minha opinião o melhor da “Casa dos Artistas” era ver Silvio Santos ao vivo lendo as manchetes dos jornais sobre o programa, interrompendo o programa para seguir o break da Globo e as conversas com o público de casa pelo telefone.

Momentos memoráveis do nosso herói também aconteceram nos palcos do “Troféu Imprensa” e “Teleton”, nessas ocasiões podemos ver um Silvio Santos irônico, empresário e telespectador. Por meio de suas indiretas e brincadeiras acompanhamos qual sua visão sobre determinado fato ou assunto, existe sempre uma grande expectativa sobre esses momentos. Inesquecíveis e de grande repercussão os encontros com o pessoal do “Pânico”, Silvio sempre interage com os personagens do programa quando se encontram com muito bom humor e muita boa vontade.

Nosso querido Silvio Santos completa 85 anos em sua melhor fase, divertindo o Brasil todos os domingos, com seu carisma inexplicável, seu poder de comandar sozinho o show. Silvio Santos não precisa de grandes atrações para conseguir bons índices de audiência, ele é a grande atração. Fala coisas na espontaneidade como se tivesse a inocência de uma criança, fazendo com que todos caiam na gargalhada. Assim como eu, vários outros cresceram assistindo esse que é o maior comunicador da nossa nação. Quem não gostaria de pegar um aviãozinho de cem reais, participar de suas gincanas dos desempregados, tentar adivinhar o segredo musical, rodar o pião da casa própria, ganhar na TeleSena, ser premiado em barras de ouro que valem mais do que dinheiro? enfim… O herói da TV que nasceu na Lapa no Rio de Janeiro, foi camelô e com muito suor conseguiu se tornar um grande nome da comunicação. Viva o Silvio!

Acesse agora www.facebook.com/soutelespectador , curta nossa página e comente: Na sua opinião, qual o programa inesquecível apresentado por Silvio Santos?


Fonte: Bastidores da TV

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *