Comparativo: Xperia Z5 vs Galaxy S6

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O Galaxy S6 foi um dos melhores smartphones Android por muito tempo em 2015, mas alguns concorrentes mostraram que estavam dispostos a guerrear de perto com a Samsung. Um deles é o Xperia Z5, que foi lançado no final do ano e que chegou mostrando que era este o smartphone que a Sony deveria ter lançado há meses. E ai, vale o investimento maior no Z5 ou o S6 ainda faz bonito?

Design

Nesta dupla as semelhanças são grandes do lado de fora, já que os dois aparelhos utilizam bordas de metal e vidro na parte traseira, mas o que fica bem diferente é: o Galaxy S6 utiliza um corpo que não é tão quadradão como o Z5, encaixa melhor nas mãos e é mais confortável, enquanto que o Z5 utiliza um vidro mais áspero e que escorrega muito menos do que o S6 nas mãos, mas não deixa de ser confortável – perde pouco. Os botões estão localizados em áreas diferentes e é justamente aqui que temos um ponto positivo para a Sony, que é o botão de liga/desliga: a Samsung utiliza o mesmo botão que está no mesmo local por anos, que é levemente protuberante e que faz com que o aparelho ligue com frequência na mochila, algo que não acontece na Sony. Outra melhoria pro lado nipônico é que o leitor de impressões digitais foi bem mais preciso, acessível de forma mais confortável e anatômica. Vencedor: Xperia Z5.

Hardware

Por aqui muita coisa muda, começando pelo chipset que a Samsung utiliza e que é criado pela própria empresa. Temos no Galaxy S6 um Exynos 7420, equipado com oito núcleos sendo que quatro deles rodam em 1.5 GHz e outros quatro em 2.1 GHz, enquanto o Xperia Z5 vai de Snapdragon 810, também com oito núcleos, sendo que quatro deles rodam em 1.5 GHz e os outros quatro em 2 GHz. A Sony colocou uma GPU Adreno 430 e a Samsung foi de Mali-T760MP8 e os dois (neste teste) utilizam 32 GB de memória interna, mas a Samsung acredita que microSD é coisa do passado e não permite a expansão da memória interna – a Sony permite, com microSD de até 200 GB. Abrindo apps do cotidiano, o Facebook mostrou a timeline primeiro no Z5, resultado que se repetiu no Twitter, mas que apareceu em empate quando abri o Instagram (abriu ao mesmo tempo em ambos os lados). O Real Racing 3 conseguiu abrir primeiro e carregou a pista de forma mais veloz no Galaxy S6, mas a jogatina foi a mesma, com a mesma taxa de quadros por segundo e fluidez, sem travamentos e com o mesmo número de detalhes. Empate, já que os apps abriram primeiro no Z5 e o jogo foi mais veloz no S6.

Câmera

Os dois smartphones são incríveis em câmeras, com uma das melhores opções no mundo do Android, mas a Samsung consegue resultados mais promissores em imagens com baixas condições de luz, mesmo que trabalhando com uma resolução menor: são 16 megapixels, contra 23 megapixels no Xperia Z5. Ambos os modelos contam com interface de câmera bem completa, mas a Sony colocou muitas opções e controles, de forma mais recheada do que no Galaxy S6. Vencedor por aqui: Galaxy S6.

Conclusão

Olhando para o custo benefício, temos uma diferença cavalar entre os dois aparelhos. O melhor preço que tenho do S6 é mais de R$ 1 mil inferior ao que encontro no Xperia Z5. Mesmo com um hardware que abriu primeiro alguns apps e com a resistência para um mergulho em piscina de água doce, ou mesmo com o áudio estéreo e melhor leitor de impressões digitais, custar quase que o dobro não é justo. Os R$ 1 mil extras não justificam as melhorias, o que faz o S6 ser nosso campeão – com a diferença de preços, é possível levar um Moto G de terceira geração para casa e presentear alguém da família.

(atualizado em 30 de dezembro de 2015, às 01:52)

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *