Confiança do setor de serviços sobe 0,7 ponto em dezembro ante novembro, diz FGV

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 0,7 ponto na passagem de novembro para dezembro, na série com ajuste sazonal, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira. Com o resultado, o ICS saiu de 66,9 pontos para 67,6 pontos no período. Apesar da melhora na margem, a instituição aponta que o nível da confiança encerra o ano em nível ainda muito baixo.

“A avaliação das empresas sobre as condições correntes dos negócios prossegue em queda, tendo chegado ao segundo nível mais baixo em dezembro. Nem mesmo a recente melhora das expectativas, indicando basicamente redução do pessimismo, altera o quadro adverso no nível de atividade do setor, que deve prosseguir nos próximos meses, com reflexos importantes no mercado de trabalho” diz o economista Silvio Sales, consultor da FGV, em nota.

Ao todo, seis das 13 atividades investigadas tiveram alta na confiança na passagem do mês. O resultado geral foi determinado pelas expectativas em relação aos meses seguintes, já que a percepção sobre o momento corrente voltou a piorar. Em dezembro, o Índice de Situação Atual (ISA-S) teve queda de 0 8 ponto, para 65,1 pontos, após avanço de 1,0 ponto em novembro. Já o Índice de Expectativas (IE-S) subiu 2,2 pontos, para 70,6 pontos, após redução de 1,2 ponto na mesma base de comparação. A coleta de dados para a edição de dezembro da sondagem foi realizada junto a 1.989 empresas entre os dias 03 e 22 deste mês.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *