Últimas

Crianças com sobrepeso têm menos expectativas em relação à ceia, diz estudo

Além de estados corporais internos, como os hormonais, fatores externos afetam o apetite. Cheiro, gosto, tamanho e variedade de alimentos, além do ambiente da refeição — incluindo a atmosfera, a companhia e as distrações —, influenciam o ato de comer. A interferência desses estímulos externos é maior para alguns indivíduos do que para outros. Aqueles com sobrepeso e obesos aparentemente seriam os mais vulneráveis. Não entre crianças, segundo pesquisadores da Universidade de Maastricht, na Holanda.

Publicado na revista Appetite, o estudo investigou uma hipótese que tinha tudo para ser confirmada: meninas e meninos gordos associam festas como Natal e ano-novo à comilança mais do que os magros. Mas, na pesquisa com 111 alemães de 10 a 13 anos, os investigadores descobriram uma relação contrária surpreendente: aqueles com maior índice de massa corporal (IMC) são justamente os que menos criam expectativas em relação às refeições especiais.
“Inesperadamente, nossos resultados apontaram na direção oposta da nossa previsão. Não foram as crianças com sobrepeso e obesidade, mas seus colegas mais magros que relataram maior associações com a alimentação quando pensam em Natal, carnaval, feriados, fim de semana ou aniversários”, diz Anne Roefs, principal autora do estudo.

Em outras sondagens científicas feitas pelo grupo, participantes entre 4 a 6 anos mencionaram espontaneamente alimentos quando descreveram eventos como ir ao cinema ou a um evento esportivo. O IMC deles foi positivamente correlacionado ao número de respostas para comidas nos relatos que deram. A conclusão é de que o pensamento de situações específicas dispara “scripts de eventos”, as expectativas sobre as festas, e que crianças gordinhas tendem a incluir, mais do que as magras, os alimentos nesses roteiros.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *