Últimas

Demanda do consumidor por crédito sobe 0,6% em novembro, diz Boa Vista

A demanda do consumidor por crédito cresceu 0,6% em novembro ante outubro, quando descontados os efeitos sazonais, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC. Na comparação com novembro do ano passado, porém, houve queda de 0,5%. As retrações são mais intensas no acumulado dos onze meses do ano (-7,0%) e nos 12 meses encerrados em novembro (-7,3%).

Considerando os segmentos que compõem o indicador, a demanda nas instituições financeiras caiu 2,9% em novembro, na margem, enquanto para o segmento não financeiro houve avanço de 3,0% no período. Na variação anual, ambas as taxas foram negativas, de 0 6% e 0,4%, respectivamente.

A Boa Vista volta a afirmar que o consumidor tem sido mais cauteloso devido à incerteza econômica e, como consequência, a demanda por crédito vem desacelerando gradativamente desde meados de 2014. “Ademais, os fatores macroeconômicos também têm contribuído decisivamente para piora do índice ao longo dos últimos meses. Alta das taxas de juros, inflação consistentemente elevada e piora do mercado de trabalho são apenas algumas das variáveis condicionantes deste cenário”, afirma o relatório da Boa Vista, em análise idêntica à apresentada em outubro.

O indicador da Boa Vista é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da empresa. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *