Últimas

Falha de segurança em extensão da AGV para Chrome expõe 9 milhões de usuários

Da Redação do site Tudocelular.com.br

A fabricante de software antivírus sediada na Holanda, AVG, possui um complemento para o navegador Google Chrome chamado Web TuneUp, que promete proteger usuários de navegar em sites não confiáveis na Internet. Acontece que o software expôs o histórico de navegação e outros dados pessoais para qualquer hacker que souber se aproveitar da fragilidade.

A AVG confirmou a falha e disse que criou uma solução rapidamente. Mas apesar do problema ser corrigido, não está claro quantos dos 9 milhões de pessoas que usam o software podem ter sido expostos e tido suas informações roubadas.

“Tão logo nós fomos alertados para isso, foi nossa primeira e mais importante prioridade obter uma correção para o mercado”, disse Tony Anscombe, que ajuda a gerenciar a segurança da AVG. Ele acrescentou que o núcleo do software de antivírus da AVG não foi afetado e que a empresa está revendo seus processos para garantir que seu software é seguro.

Não é a primeira vez que esse tipo de vulnerabilidade aparece em empresas de segurança. Outras, como a fabricante de antivírus Kaspersky, foram invadidas no ano passado.

Os ataques de hackers estão custando caros para as empresas, também. A Verizon estima que 700 milhões de registros de empresas comprometidos ao redor do mundo levou a perdas de US$ 400 milhões no ano passado. Isso é baseado em pesquisas de 70 empresas, então o valor real é provavelmente muito mais alto. Já os bancos, só no Brasil, sofreram perdas de 1,8 bilhão em cibercrimes durante 2015.

O episódio reforça a dificuldade que muitas pessoas têm para confiar seus dados em computadores e, principalmente, no que diz respeito a suas atividades na internet. Mesmo que se faça tudo conforme manda o figurino, mantendo todo o seu software atualizado e instalando proteção antivírus, problemas como este ocorrem para a frustração dos usuários. Ao menos a AVG foi eficiente na rapidez para corrigir a falha.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *