Últimas

Google finalmente libera navegação segura do Chrome no Android

Da Redação do site Tudocelular.com.br

A tecnologia da Google Safe Browsing agora é ativada por padrão no Android para proteger os usuários móveis do Chrome quando acessem sites de phishing e páginas da web que abrigam malware.

Até agora, a navegação segura estava disponível apenas para usuários de desktop, bem como para os usuários do Chrome no Android que transformaram no serviço de compressão de dados opcional da Google. De fato, para os usuários móveis, esta opção esteve disponível por dois anos, mas vinha desabilitada por padrão.

Então, por que demorou tanto tempo para Google habilitar esse recurso para todos os seus usuários no Android? Segundo a empresa, é muito mais difícil manter uma longa lista de sites potencialmente nocivos em um dispositivo móvel do que na área de trabalho. Com o serviço de compressão de dados, todo o seu tráfego web sem criptografia é encaminhado através de servidores da Google, onde a empresa pode, então, verificar facilmente URLs contra sua lista negra. No celular, não é assim tão fácil.

“Bytes são grandes: o nosso mantra é que cada bit de navegação segura do que é enviado de um dispositivo móvel deve melhorar a proteção”, informaram os membros da equipe de segurança de navegação da Google em anúncio hoje. “Largura de banda de rede e bateria são os recursos mais escassos em um dispositivo móvel, por isso, tivemos de repensar cuidadosamente a melhor forma de proteger os usuários móveis. Alguns ataques de engenharia social só acontecem em certas partes do mundo, por isso, decidimos ativar o recurso apenas em regiões mais críticas, até o momento.”

Os engenheiros da Google informaram que várias mudanças feitas no código do Chrome permitiram que fosse possível deixar o recurso sempre ativo no Android sem comprometer a bateria do telefone, já que não será feito um uso intenso do processador e nem um consumo exagerado de memória.

Com esta atualização, Google informa que a empresa está ampliando esta proteção para “centenas de milhões de usuários do Chrome em dispositivos móveis” (há um total de mais de 800 milhões de usuários móveis Android, mas esse número também inclui usuários iOS).

Se você é um usuário do Chrome no Android, é provável que você já use a navegação segura. Google permitiu isso com a sua mais recente atualização do Google Play Services. Chrome começou silenciosamente a ativar a novidade na versão 46 (graças a cadência rápida das atualizações da Google, o navegador já está agora na versão 47). Para verificar se o seu navegador está com o modo segurança ativado, verifique em Configurações > Menu de Privacidade no Chrome no Android. É bom lembrar que o controle de segurança é feito pelo Play Services, o que permite que outros navegadores também tirem proveito da novidade.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *