Últimas

Google Now é capaz de ler em voz mensagens SMS, relatam usuários

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Apesar de toda a versatilidade do Google Now e seus recursos para facilitar a vida dos usuários, havia ainda uma coisa que ele não podia fazer antes: ler mensagens de texto em voz alta para quem não quer ou não pode ler na tela do aparelho. Embora a rival Siri fizesse esse trabalho, o Google Now até então ainda estava retornando resultados de pesquisa se o usuário pedisse para mostrar ou ler o seu SMS.

Em algum momento isso mudou. Embora não saibamos exatamente em qual ponto desconhecido no passado a companhia adicionou o recurso, ou para quais regiões, tampouco para quantas pessoas.

De acordo com o Android Police, alguns usuários relataram que esse recurso está funcional pelo menos há mais de um mês, mas outros relatam no Reddit que tentaram semana passada e não funcionou. Ao que tudo indica, pode ser que a Google enviou a atualização aos poucos para alguns sortudos de forma gradual. Ou talvez simplesmente as pessoas não estejam pronunciando corretamente. Algumas tentaram “read it”, e como resultado, o aplicativo o levou para o Reddit.

De qualquer forma, uma vez que algumas pessoas relataram sucesso, é uma ótima funcionalidade que vale a pena testar para ver se já está funcional em seus aparelhos.

Para que isso funcione, o site Android Police instruiu os usuários a tentarem dizer especificamente “OK Google, show me my last messages” (Ok Google, mostre as minhas últimas mensagens). Uma vez que o Google processa seu pedido, ele vai exibir suas últimas 5 mensagens e perguntar se você quer ouvir primeiro. “Ouvir” deverá acionar a simpática e familiar voz para iniciar a sua primeira leitura de mensagem em voz alta.

Depois, ela vai perguntar se você quer que ela repita a mensagem, ir para a próxima, ou responder a mensagem. O usuário pode interagir com as ações de voz durante todo o processo, escolhendo cada ação quando for solicitado. Funciona como uma secretária eletrônica de mensagens de texto ativada por voz.

Caso obtenha sucesso, isso pode ser muito útil quando o usuário está dirigindo ou ocupado com outras coisas ou simplesmente não quiser se mexer ao ouvir a notificação de um SMS que acabou de chegar. Basta acionar a leitura por voz e ainda tem a opção para responder. Porém, por enquanto, o recurso limita-se a mensagens de SMS, mas felizmente parece funcionar independentemente do aplicativo de SMS padrão que o usuário utilize.

A título de curiosidade, ao dizer “Show me my last emails” (Mostre meus últimos e-mails), o app exibe uma lista de suas últimas 5 trocas de mensagens no Gmail, mas não oferece nenhuma outra opção além de tocar em cada uma. A ação não funciona em outros clientes de mensagens, como o Hangouts ou WhatsApp. Também não parece funcionar no Android Wear.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *