Últimas

Hey, Jude: Discografia dos Beatles deve chegar nos serviços de streaming neste natal

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Os fãs dos Beatles terão um motivo a mais para comemorar neste fim de ano. A discografia da banda mais adorada da história do rock estará disponível na maioria das plataformas de streaming do mercado, senão em todas, de acordo com fontes que falaram ao Billboard. O Apple Music e Spotify, dois dos maiores serviços de assinatura de streaming disponíveis, são alguns dos que poderão oferecer a novidade em seus catálogos.

Para reforçar a ideia de que a Apple estaria entre os primeiros a trazer os Beatles, é o fato de que o catálogo digital da banda estreou exclusivamente no iTunes em 2010. Esse acordo veio após anos de batalhas judiciais sobre uma disputa de marca entre a companhia de Cupertino e a empresa-mãe dos Beatles, que se chama Apple Corp. O caso foi finalmente resolvido em 2007.

Apesar da grande importância dos Beatles, a discografia da banda não se encontra nas grandes plataformas de streaming. Há muito se considera que fosse provável que nunca veríamos os grandes sucessos no Spotify. Mas parece além dele, Tidal, entre outras rivais da Apple Music, também está entre os que receberão as canções de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star nas vésperas de natal.

Os Beatles, como uma entidade, tem sido muito lentos na adoção e adaptação às novas tecnologias. Foram seis anos de espera para chegar na iTunes Store, vendendo 2 milhões de músicas durante sua primeira semana. O grupo levou 25 anos, desde sua separação em 1970, para emitir o documentário Anthology. Eles também não se envolveram com jogos de vídeo game até o lançamento do título The Beatles: Rock Band , em 2009. Com isso, os fãs dessa geração, tão naturalizada com as novas tecnologias, ficam um tanto quanto órfãos.

O iTunes Store da Apple teve um vídeo exclusivo com os Beatles no início deste mês com o “1 +”, uma coleção de 50 apresentações totalmente restauradas e remasterizadas do quarteto. A coleção trouxe 27 títulos com uma nova restauração digital e um mix de singles com 23 faixas adicionais de vídeos de música. Mas claro, isso não é o suficiente para um grupo com a importância dos Beatles.

A banda começa a se juntar ao streaming no momento em que o consumo de música em tais plataformas começa oficialmente a ultrapassar os downloads em geração de receita para as grandes gravadoras. Eles já venderam 178 milhões de álbuns nos Estados Unidos, de acordo com a RIAA.

Quando perguntado sobre o assunto, um representante do Spotify disse que a empresa “não quis comentar sobre isso.” O Rhapsody também se recusou a comentar. Apple, Tidal, Deezer e Slacker não retornaram imediatamente um pedido de comentário.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *