Últimas

Hitachi desenvolve tecnologia de bateria que dobra capacidade sem aumentar tamanho

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Hitachi Maxell desenvolveu um novo tipo de bateria de íons de lítio que consegue entregar o dobro da capacidade energética dos modelos atuais, mas sem aumentar o volume ocupado pela bateria. Isso foi possível graças a um material à base de silício recentemente desenvolvido utilizado como eletrodo negativo da bateria.

A nova tecnologia, denominada ULSiON, é composta por um material feito por revestimento da superfície da sua camada base em silício com carbono. Embora camadas típicas de eletrodo negativo à base de silício tendem a se expandir e contrair, causando baterias inchadas, a nova tecnologia reduz significativamente esse risco usando partículas de silício mais finas do que vemos atualmente no mercado.

Com o uso desta nova base de silício com carbono iremos perceber que será possível produzir baterias com apenas 13 milímetros de largura, ou até menos diante dos avanços que ainda podem ser realizados, sem comprometer a densidade de energia para dispositivos portáteis que precisam passar o dia inteiro longe de tomadas” – comentou a empresa sobre os avanços da nova tecnologia.

Isso pode indicar que veremos as fabricantes deixarem seus smartphones ainda mais finos futuramente, mas sem precisar reduzir a capacidade energética como aconteceu com lançamentos da Samsung e Apple deste ano. Talvez mais importante, a capacidade de fazer pequenas baterias de alta capacidade é ideal para a crescente demanda por tecnologia vestível. Smartwatches com autonomia de bateria de dois dias poderiam ser potencialmente muito menores e mais finos. Ou melhor ainda, smartwatches poderiam manter sua espessura atual e ter de 4 a 5 dias de duração da bateria.

Quando veremos a nova tecnologia no mercado? Hitachi Maxell irá mostrar as primeiras baterias com a nova tecnologia durante a feira de exposição de tecnologia vestível em Tóquio, durante os dias 13 a 15 de janeiro. Após a novidade ser revelada para as fabricantes, podemos ver quais irão apostar no produto em breve.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *