Últimas

Índia ordena suspensão temporária da Internet gratuita do Facebook no país

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O órgão regulador de telecom da Índia (Telecom Regulatory Authority of India, ou TRAI), ordenou a suspensão temporária do programa de acesso básico gratuito à Internet do Facebook. A notícia foi relatada primeiro pelo Times of India e o TRAI pediu ao parceiro do Facebook, Reliance Communications, para colocar o Free Basics em suspensão enquanto determinam se o serviço viola a neutralidade da rede.

Um porta-voz da Reliance Communications explicou a situação ao PCMag:

Como direcionado pelo TRAI, o lançamento comercial do acesso ao Free Basics foi mantido em suspensão, [até] considerarem todos os detalhes e transmitirem uma aprovação específica.

O Facebook moveu o fornecimento de acesso à Internet grátis à população da Índia, o segundo mais populoso país do planeta, em fevereiro quando introduziu o plano Free Basics, que até então era chamado Internet.org.

O app lançado em seis estados indianos oferece acesso a mais de três dezenas de serviços de Web. Entre eles, estão a Wikipedia, alguns sites de empregos, esportes, clima e, claro, o próprio Facebook. Porém, a limitação de serviços que podem ser acessados seria, para alguns contrários à essa abordagem, uma violação da neutralidade da rede.

Para Mark Zuckerberg, “estes dois princípios — neutralidade da rede e conectividade universal — podem e devem coexistir”, segundo o que ele escreveu em um editorial para um jornal indiano no início deste ano. Um porta-voz da companhia disse ao site PCMag:

Nós disponibilizamos o Free Basics e trabalhando com Relience e com autoridades relevantes ajudamos as pessoas na Índia a se conectarem

O TRAI não se pronunciou a respeito e ainda não há nenhuma palavra sobre quando a suspensão do serviço deverá começar. Ainda na semana passada, o Facebook apelou para os usuários indianos do plano gratuito, exibindo a todos eles uma mensagem pré-assinada para enviarem ao TRAI, pedindo para que o governo apoie o serviço de Zuckerberg. Isso também causou bastante polêmica e os opositores alegam que tal mensagem pré-redigida também é uma violação da neutralidade da rede.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *