Últimas

Inteligência artificial da Microsoft dá previsão do tempo na TV chinesa

Apesar de já haver robôs capazes de produzir um texto jornalístico, a produção de programas de televisão sempre foi livre de inteligência artificial. Até agora. A Microsoft decidiu colocar o seu software de aprendizado de máquina para ser testado ao vivo na TV chinesa, apresentando a previsão do tempo. Foi a primeira vez que um robô com inteligência artificial apresentou um quadro de um programa de TV ao vivo.

A nova apresentadora se chama Xiaoice, que é na verdade o nome do software, foi apresentada como uma “estagiária” encarregada da previsão do tempo. Para fazer o trabalho da previsão diária do tempo, a Microsoft utiliza tecnologia de computação em nuvem e big data para interpretar as leituras do tempo e oferecer a previsão de forma articulada com “comentários emocionais únicos com o estilo da inteligência artificial”.

A Xiaoice é considerada a mais “humana” entre todos os sistemas similares, alcançando uma pontuação de 4,32 em 5 em testes de naturalidade linguística. Segundo o Engadget, a média dos humanos é 4,76.

Antes de começar a trabalhar para a TV, a Xiaoice já era parte da vida tecnológica dos chineses. Ela é uma espécie de assistente presente em plataformas sociais chinesas como os aplicativos Line, WeChat e a rede social Weibo. Nestes serviços, o robô assumia o nome de Rinna, que os usuários poderiam adicionar como amiga, e respondia a perguntas e tentava manter uma conversa em linguagem natural.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre os motivos de a Microsoft fazer uma aposta dessas, tudo se resume a provar que a inteligência artificial pode ser disponibilizada para todos. Exibi-la trabalhando por conta própria na TV é uma boa forma de popularizar a ideia. Seus criadores também idealizam a Xiaoice fazendo um appel importante trabalhando ao lado dos apresentadores.

[embedded content] Fonte: Olhar Digital
Matéria originalmente postada no site olhardigital.uol.com.br

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *