Jovem é detido por planejar ataque no fim de ano nos EUA

Policiais patrulham as ruas de Nova York antes da virada do ano. Foto: AFP JEWEL SAMAD
Policiais patrulham as ruas de Nova York antes da virada do ano. Foto: AFP JEWEL SAMAD

As autoridades americanas anunciaram hoje a detenção e o indiciamento de um jovem de 25 anos acusado de querer lançar um atentado terrorista no fim do ano no norte do estado de Nova York, segundo o Departamento de Justiça.

Emanuel Lutchman, de 25 anos, “planejava cometer um ataque armado contra civis em um bar/restaurante situado em Rochester, Nova York, hoje (quinta-feira), véspera de Ano Novo, em nome do (grupo) Estado Islâmico” (EI), afirmou esta fonte em um comunicado, citando documentos do processo.

A cidade de Rochester, de 200.000 habitantes, se encontra sobre o lago Ontario, na fronteira com o Canadá.

Lutchman foi apresentado nesta quinta-feira ante a juíza federal Marian Payson do distrito oeste de Nova York e pode ser condenado a até 20 anos de prisão caso seja considerado culpado da acusação de “tentativa de fornecer apoio material ao grupo Estado Islâmico”.

As autoridades de Nova York afirmaram que não existe ameaça confiável contra a cidade, mas reforçaram a segurança para as celebrações da chegada do ano novo na Times Square, que costumam reunir até um milhão de pessoas.

Após os atentados de 13 de novembro em Paris que deixaram 130 mortos, um vídeo do EI, que reivindicou estes ataques, mostrou imagens de Nova York, entre elas da Times Square, como suposto alvo destes atentados.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *