Jovens do semiárido recebem prêmio da Unicef e da Celpe por serem multiplicadores do consumo consciente

Jovens do semiárido pernambucano se tornaram multiplicadores dos conteúdos práticos de segurança no uso da energia e de eficiência energética através de uma parceria entre a Celpe e a Unicef e vão ser reconhecido por isso nesta terça Ao todo, 500 pessoas – entre crianças, adolescentes e adultos – de 54 municípios fazem parte do Programa Selo Unicef Município Aprovado.

Para apresentar os bons resultados na disseminação do uso seguro e eficiente de energia elétrica nestes municípios, a Celpe e Unicef realizam, nesta terça-feira, a Cerimônia de Premiação do Jogo Se Liga, game on-line que usa abordagem lúdica e colaborativa para facilitar e aprofundar o conhecimento sobre conteúdos de segurança e eficiência energética. O evento acontece das 8h às 12h, no Mercure Recife Mar Hotel. Serão premiados 10 adolescentes nas categorias Individual e NUCA (Núcleos de Cidadania dos Adolescentes).

O Jogo – O Jogo Se Liga (www.jogoseliga.com.br) é um “game” colaborativo que visa estimular uma competição saudável entre os NUCAS dos municípios participantes do Selo UNICEF Município Aprovado, para facilitar e aprofundar o conhecimento dos jovens quanto ao uso seguro e eficiente da energia elétrica. O objetivo principal do jogo é o desenvolvimento sustentável de uma cidade virtual que representa os jogadores de cada município participante. Para gerar os créditos necessários para a evolução da cidade virtual, os jogadores precisam cumprir os desafios lançados, que são validados por pedagogas.

 Selo UNICEF Município Aprovado – A formação de NUCAs é uma das atividades obrigatórias de todo município interessado em obter o Selo UNICEF Município Aprovado. A iniciativa tem como meta a garantia de direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido, que são avaliados por meio de metas de melhoria de indicadores sociais que têm impacto em suas vidas. Em Pernambuco, 107 municípios se inscreveram para a edição atual do Selo, agrupados em 3 polos geográficos de atendimento: Recife, Caruaru, Arcoverde e Salgueiro.

No Semiárido brasileiro vivem cerca de 12,5 milhões de crianças e adolescentes. A taxa de mortalidade infantil é 11% superior à média nacional e o índice de abandono do ensino fundamental é 85% maior que a média brasileira (dados oficiais do Governo Federal). Com investimentos da ordem de R$ 1,4 milhão, o Grupo Neoenergia, por meio de suas distribuidoras Coelba (Bahia), Celpe (Pernambuco) e Cosern (Rio Grande do Norte), promoveu ações de conscientização junto aos adolescentes sobre o uso racional e seguro da energia elétrica. Dos 585 municípios do Semiárido destes três Estados, 459 participam do Selo UNICEF. Nessas áreas vivem cerca de 4 milhões de crianças e adolescentes. A parceria faz parte do Programa Anual de Eficiência Energética das distribuidoras, regulado pela Aneel.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *