Últimas

Líder norte-coreano afirma que país possui bomba de hidrogênio

Seul (AFP) – O líder norte-coreano, Kim Jong-un, deixou escapar que seu país, dotado de arma nuclear, finalizou uma bomba de hidrogênio – o que se for confirmado representaria um avanço importante em seu programa de armamento nuclear.

A Coreia do Norte já é “um poderoso estado dotado de arma nuclear que está disposto a explodir uma bomba A e uma bomba H com o intuito de defender sua soberania de maneira confiável”, declarou recentemente Kim Jong-un durante uma visita de inspeção a instalações militares.

Suas palavras foram reproduzidas nesta quinta-feira pela agência oficial KCNA.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, comunicou por sua vez que as informações das quais dispõe os Estados Unidos permitem “questionar seriamente” as afirmações do líder norte-coreano.

Uma fonte dos serviços de inteligência sul-coreanos garantiu que as palavras de Kim eram apenas “retórica” de consumo interno.

“Não temos qualquer informação sobre o fato de que a Coreia do Norte tenha produzido uma bomba H e não acreditamos que a Coreia do Norte tenha a tecnologia para produzir uma bomba H”, disse a agência de notícias Yonhap.

Pyongyang ensaiou três vezes a bomba atômica, que utiliza a fissão, em 2006, 2009 e 2013. Com isso, recebeu a imposição de sanções internacionais.

A Bomba H usa a fus]ao e produz uma explosão muito mais potente.

A Coreia do Norte já havia dado a entender que possuía armas “mais fortes, mais potentes”. As palavras de Kim Jong-un agora fazem uma referência mais direta à bomba H.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *