Últimas

MedicSMS auxilia doentes de países em desenvolvimento e ajuda ONGs com dados de epidemias

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Durante o hackathon que ocorreu no evento Disrupt Londres 2015 nesse fim de semana, uma equipe formada por dois doutorados em astronomia da Universidade de Cambridge, juntamente com três desenvolvedores que se conheceram no local, criaram um aplicativo chamado MedicSMS, com o propósito de atender a algumas necessidades médicas para pacientes em países em desenvolvimento.

A ideia consiste em permitir que alguém com problemas de saúde e sem fácil acesso a atendimento médico possa digitar por SMS os sintomas que estiverem se manifestando. Usando o IBM Watson, o supercomputador de tecnologia cognitiva capaz de responder inúmeras perguntas, o MedicSMS entrega ao paciente o melhor conselho que pode oferecer relacionado às condições em que se encontra, e que medidas pode tomar.

Além disso, ele pede para o usuário a sua localização, e essas informações então alimentam os dados do governo e ONGs locais. A equipe também preparou uma interface que permite que as ONGs possam ver no mapa de onde o texto com os sintomas foi enviado, para que possam oferecer assistência à pessoa, se necessário.

George Stefanis, um dos desenvolvedores do projeto, que trabalha em tempo integral na Walt Disney Company, disse que as próximas etapas envolvem melhorarias na infraestrutura do aplicativo e descobrir como superar algumas restrições do Twilio, uma plataforma de comunicação móvel. O MedicSMS utiliza a API dessa plataforma no momento para que possa funcionar.

Uma vez disponibilizado ao público, o MedicSMS também poderá ajudar os governos e organizações de saúde a entenderem melhor quando e onde as epidemias estão aparecendo, de acordo com Harley Katz, um dos doutores no time. “Eventualmente, esperamos rastrear muito mais, incluindo onde sintomas semelhantes estão aparecendo no mapa.”

A relação entre saúde e tecnologia móvel é antiga, e desde o rápido avanço dos SMS no mercado, houve uma enorme quantidade de aplicativos usando esse serviço para oferecer suporte a melhores cuidados de saúde. No passado, tivemos várias aplicações de mensagens SMS para a prevenção de doenças, fiscalização, a autogestão e a conformidade nos países em desenvolvimento, muitos deles com foco em HIV. No entanto, a iniciativa do MedicSMS parece ser única e bem proveitosa.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *