Últimas

Ministra do Meio Ambiente diz que Brasil está satisfeito com acordo climático

A ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, disse neste sábado que o Brasil está muito satisfeito com as condições do acordo final da conferência do Clima (COP21), que prevê limitar o crescimento da emissão de gases de efeito estufa a 1,5°C. A ministra está em Paris e participou, junto com as delegações de outros países, da análise do texto final que foi aprovado hoje (12) pela conferência.

Em declaração divulgada por meio de uma rede social do ministério, a ministra avaliou que o acordo abrirá uma nova fase de enfrentamento da mudança climática. “Ele [acordo] reflete todas posições que o governo brasileiro defendeu. Trata da visão balanceada de mitigação e adaptação. Traz a questão da transparência do sistema único garantido os meios para que os países em desenvolvimento possam desenvolver seus sistemas, assegurando a soberania nacional, mas também contando com a apoio para a implementação”, afirmou.

O Acordo de Paris, como foi chamado o documento final da 21ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), entrará em vigor em 2020. É a primiera vez que um acordo global sobre o clima é aprovado.

Conforme o documento, a cada cinco anos, os países deverão prestar contas sobre as ações desenvolvidas para evitar que a temperatura global não aumente mais de 2 graus Celsius. A redução do aquecimento pretende evitar fenômenos extremos como ondas de calor, seca, cheias, ou subida do nível do mar.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *