Últimas

Nível do Sistema Cantareira segue em alta; Alto Tietê permanece estável

O nível do Sistema Cantareira, manancial responsável pelo abastecimento de 5,2 milhões de habitantes da capital, Grande São Paulo e parte do interior, registrou nova alta neste sábado, 5, passando de 19,9%, na sexta-feira, 4, para 20,2%, de acordo com o relatório diário da Companhia de Abastecimento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).A elevação ocorre após a Sabesp verificar o acúmulo de 9,9 milímetros (mm) de pluviometria na região do Cantareira nas últimas 24 horas. Agora, a chuva armazenada no manancial ao longo de dezembro totaliza 38,7 mm, o que equivale à 17,6% da média histórica mensal de precipitação nos reservatórios, de 219 4 mm.

Pelo índice negativo, que passou a ser divulgado após decisão judicial, o nível do Cantareira subiu 0,3 ponto porcentual (p.p.), ficando em -9,1% no sábado ante -9,4% na sexta. Na terceira metodologia, o manancial subiu de 15,4% para 15,6%.

Alto Tietê e Guarapiranga

No sistema Alto Tietê, que abastece parte da zona leste paulista e de cidades da Grande São Paulo do entorno do manancial como Mogi das Cruzes, Poá, Guarulhos e Ferraz de Vasconcelos, o nível dos reservatórios manteve-se estável em 16,1% no sábado, de acordo com o cálculo que leva em conta um volume morto, acrescentado no ano passado – o volume armazenado permanece nesse patamar desde quinta-feira, 3.

O manancial não recebeu chuva nas últimas 24 horas e, com isso, a pluviometria acumulada nos primeiros cinco dias de dezembro continua em apenas 0,8 mm – a média histórica mensal é de 192,8 mm de precipitação.

O nível do sistema Guarapiranga, por sua vez, recuou de 87,3% na sexta para 87,2% sábado. A Sabesp também não registrou acúmulo de pluviometria na região nas últimas 24 horas, e o total de chuva armazenada nos reservatórios ao longo do mês segue em 1,6 mm, ante média histórica de 175,9 mm em dezembro. O Guarapiranga abastece cerca de 5,8 milhões de clientes da Sabesp.

Outros mananciais

No Alto Cotia, os reservatórios operam neste sábado com 75,5% de sua capacidade, mesmo índice verificado na véspera. No Rio Grande, a Sabesp registrou recuo de 0,3 p.p., passando de 97,6% para 97,3%. Já no Sistema Rio Claro, o nível dos reservatórios subiu 0,1 p.p., avançando de 62,8% na sexta para 62,98% neste sábado.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *