Novo álbum do Coldplay não estará disponível no Spotify e a culpa é do plano gratuito

Da Redação do site Tudocelular.com.br

O novo álbum do Coldplay não estará disponível para streaming no Spotify, e isso é um indicativo de que os problemas entre gravadoras e a plataforma musical estão cada vez maiores e, com isso, os usuários começam a ficar com menos opções de conteúdos.

Anteriormente, Taylor Swift retirou seus álbuns do Spotify, e embora não tenha sido a primeira a fazer isso, provavelmente foi a que criou maior polêmica desde então. Além dela, Adele, Black Keys e agora o Coldplay também seguiram os mesmos passos, e os motivos de reterem seus álbuns mais recentes do serviço – temporariamente ou indefinidamente – são unicamente a camada gratuita da plataforma.

A “treta” dos artistas com o Spotify, que ficou bem pública quando Taylor Swift anunciou que não recebia o suficiente pelas suas músicas ouvidas pelos usuários do serviço, é que o plano gratuito oferece aos não-pagantes a mesma biblioteca de músicas, com única diferença que estes ouvem uma propaganda em alguns intervalos e a ausência de alguns recursos, como ouvir offline. Para os artistas, isso prejudica o bolso deles.

O Spotify se recusa a pagar taxas por cada execução, no entanto diz que a média de pagamento por transmissão gerado pelos usuários assinantes do plano premium é “consideravelmente mais elevado.” As gravadoras tampouco estão dispostos a arriscar. Disseram consistentemente ao Spotify que se a plataforma se restringir temporariamente à reprodução de um álbum que apenas os usuários Premium podem ter acessos, ele poderão obter os álbuns mais recentes. Mas Spotify tem insistentemente se recusado.

A insistência do Spotify pode ser agradável para aqueles que utilizam o plano gratuito, mas por outro lado, aqueles que pagam o Premium ficam sem contar com os lançamentos mais recentes de alguns artistas, e essa tendência pode aumentar. Por enquanto, a estratégia de gravadoras de artistas como o Coldplay é focar em vendas físicas e turnês.

Quanto ao Coldplay, a estreia do seu novo álbum “A Head Full of Dreams” deverá ser exclusiva para serviços de streaming em que não haja uma camada gratuita, como o Apple Music. O Spotify confirmou ao Business Inside que o novo disco não estará presente em sua plataforma durante o lançamento, mas que está procurando os meios para que esteja disponível o quanto antes.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *