Ofensiva rebelde fracassa no Iêmem

As forças pró-governamentais frustraram neste sábado uma ofensiva dos rebeldes xiitas huthis para tentar recuperar posições perdidas a nordeste da capital do Iêmen, Sanaa, informaram fontes militares, que informam sobre ao menos 20 rebeldes mortos.

“Os huthis lançaram na sexta-feira uma ofensiva contra Jabal al-Salb, na região de Nahim”, uma zona montanhosa reconquistada pelas forças pró-governamentais, “mas na manhã deste sábado precisaram retroceder”, declarou à AFP um chefe destas forças.

“Ao menos 20 huthis morreram em combates”, afirmou outro responsável militar, que reconhece ter baixas entre seus homens, mas não diz quantas.

A conquista na terça-feira pelas forças pró-governamentais de Jabal al-Salb, na região de Nahim, a 40 km de Sanaa, abriu um novo front na guerra nos arredores da capital, nas mãos dos insurgentes desde o ano passado.

As operações militares prosseguem nove meses após a entrada em guerra de uma coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita, apesar de um cessar-fogo decretado pelo governo do presidente Abd Rabbo Mansur Hadi.

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *