Últimas

Oldweb.Today recria a experiência de navegar na internet discada dos anos 90

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Os usuários de internet que já são experientes e utilizam a web desde os anos 90 sabem a evolução que ela passou nas últimas décadas. As conexões via modem de 14.4 kbit/s eram muito populares, mas exigiam bastante paciência para carregar sites com uma quantidade considerável de imagens. Além disso, os navegadores ainda eram bastante rudimentares e não havia tecnologias para os designs de sites que vemos hoje.

O Oldweb.Today permite relembrar essa época, ou apresentar a internet do passado para os mais jovens que não vivenciaram a era dourada da web, visitando sites de outrora. Claro, não é a primeira iniciativa nesse sentido – o Internet Archive é um excelente recurso – mas a diferença aqui é que Oldweb permite recriar a experiência que realmente tínhamos navegando na web naquela época, com os navegadores disponíveis e a velocidade de conexão discada.

A ferramenta emula velhas plataformas Mac, Windows e Linux, incluindo os navegadores populares, como as primeiras versões do Safari, Internet Explorer e Netscape. Você pode optar pelo ano de 1992 até 2015. Aparentemente, ela também limita a sua velocidade de conexão para dar uma noção de quanto tempo a internet da época escolhida poderia levar para realmente abrir o site, isso quando era totalmente carregado.

E quanto às tecnologias como HTML5, nem pensar! Se você tentar acessar o TudoCelular, terá, com sorte, alguns textos e imagens desconfigurados. Alguns endereços, como o Facebook.com, levam a outras páginas existentes na época.

É uma divertida ferramenta para se entreter, e se você quer realmente viajar no tempo com uma página daqueles tempos com o que havia de “melhor” na época, com layouts ainda divididos em frames, você pode conferir o site oficial Space Jam, que de alguma forma ainda está online. Copie a URL e cole no Oldweb, e divirta-se. Experimente também a opção “I’m feeling Random!” e descubra coisas que talvez nunca soube que estiveram online algum dia.

A única coisa ausente nessa experiência de viagem ao tempo é o inesquecível ruído de conexão de acesso por linha telefônica do fax/modem. No entanto, se você achar os efeitos sonoros importantes para essa imersão, deixamos o áudio aqui para apreciação (cuidado com o volume):

Agora que você já está conectado à rede mundial de computadores, prepare um café, acesse o Oldweb.Today e paciência!

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *