Últimas

Olha! Recife apresenta roteiro de herança portuguesa no Recife

Os roteiros do projeto Olha! Recife deste final de semana vão revelar a herança portuguesa na cidade. Por traz dos símbolos, os participantes vão conhecer um pouco mais sobre a história local. O passeio de bicicleta sai às 9h deste domingo, da Praça do Arsenal, com destino a vários prédios públicos e edificações antigas da cidade para mostrar a complexidade, a beleza e a multiplicidade dos padrões e tipos de azulejaria, desde a temática religiosa dos séculos XVII e XVIII até a civil do século XIX.

Deverão ser visitados: o edifício da Galeria Ranulpho, na Rua do Bom Jesus, todo revestido de azulejos; o edifício do Banco do Brasil, na Avenida Rio Branco, que ostenta um enorme paredão de azulejo em sua lateral; o térreo da Prefeitura do Recife, onde uma ciranda foi reproduzida num   painel; a Igreja de Santo Antônio e sua torre azulejada; além de imóveis na Rua Nova, Rua da Matriz, Rua Velha, São Gonçalo e Barão de São Borja.

Ainda no domingo, o Olha! Recife a Pé será dedicado à influência judaica nas paisagens recifenses, que se deu principalmente a partir de 1635, com a chegada dos primeiros judeus, atraídos pela liberdade religiosa assegurada pelos dirigentes holandeses calvinistas. O roteiro passa pela Sinagoga Kahal Zur Israel (a primeira das Américas), na Rua do Bom Jesus, ao Pátio de Santa Cruz, passando pela Ponte Maurício de Nassau; Rua 1º de Março, onde foi construída a primeira residência de Maurício de Nassau e, mais tarde, a Sinagoga Maguen Abraham (a segunda das Américas);  bairro da Boa Vista, local de grande concentração de judeus no início do século XX; Rua da imperatriz, Martins Junior e Praça Maciel Pinheiro, onde morou Clarice Lispector. O passeio sai às 9h, da Praça do Arsenal.

O sábado começa com o passeio de catamarã, que será dedicado ao Rio Capibaribe e suas pontes, oferecendo um ângulo diferenciado de contemplação das construções que permeiam a passagem do rio, bem como da beleza da vegetação ciliar natural que vem sendo recuperada e preservada por  incentivo público. O Olha! Recife no Rio sai às 9h, do Cais das Cinco Pontas. À tarde, também no sábado, o passeio de ônibus realizará o roteiro Jardim Botânico e Parque Santana, ressaltando a importância e a relevância desses espaços verdes que se sobressaem em meio à densa malha urbana e convidam à prática de atividades esportivas a céu aberto e à interação com a natureza.

INSCRIÇÕES
Os interessados em qualquer um dos roteiros devem fazer a inscrição no site www.olharecife.com.br nesta sexta (4), a partir das 9h. Todos os passeios são gratuitos. Os inscritos devem levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições de caridade.

Confira os roteiros do final

Olha! Recife no Rio
Tema: Rio Capibaribe e Suas Pontes
Quando: Sábado (5), às 9h
Saída: Cais das Cinco Pontas – Catamaran Tours

Olha! Recife de Ônibus
Tema: Jardim Botânico e Parque Santana
Quando: Sábado (5), às 14h
Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife Pedalando
Tema: Azulejos do Recife
Quando: Domingo, às 9h
Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

Olha! Recife a Pé
Tema: Circuito Judaico
Quando: Domingo, às 9h
Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

Fonte: Diário de Pernambuco
Matéria originalmente publicada pelo site Diário de Pernambuco

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *