Órgão regulador lança app para medir interferências no sinal WiFi diz que luzes de natal atrapalham

Da Redação do site Tudocelular.com.br

Luzes de natal são uma das tradições que muitas famílias, em diversos lugares do planeta, seguem à risca – basta entrar o mês de dezembro que essas lâmpadas coloridas começam a invadir as residências, lojas e, em algumas cidades, até mesmo as ruas. Porém, os enfeites piscantes podem causar uma queda de velocidade das redes de Wi-Fi, segundo o regulador de telecomunicações do Reino Unido, Ofcom.

O aviso não é nenhuma novidade, mas o legal dessa vez é que o órgão regulador lançou um aplicativo para ajudar a detectar problemas de interferências.

A empresa adicionou as luzes festivas entre os eletrônicos problemáticos que podem causar interferência em sinais Wi-Fi de 2,4 GHz . Estima-se que até 6 milhões de casas e escritórios podem melhorar a qualidade e o desempenho de sua conexão de Internet removendo as interferências eletrônicas.

Não é a primeira vez que o assunto é abordado quando nos aproximamos da data comemorativa, e alguns discordam que esses enfeites possam oferecer algum problema real para as conexões. O relatório da Ofcom se espalhou rapidamente, e alguns especialistas já se adiantaram para tranquilizar os usuários. Muitos dispositivos eletrônicos na verdade podem interferir com a sua rede Wi-Fi em casa, bem mais que os “pisca-pisca”.

A teoria é simples: se o sinal Wi-Fi passa através de um campo eletromagnético, ele pode ser interrompido ou enfraquecido. Nesse sentido, o principal vilão da conexão sem fio provavelmente será o micro-ondas na cozinha. Mas não apenas isso, coisas menos óbvias e sem solução podem atrapalhar também, como tubulações de água, porque a água absorve as ondas de rádio. Paredes não interferem mas podem bloquear o sinal.

Para ajudar os usuários de Wi-Fi a descobrirem se suas conexões estão sofrendo alguma interferência, a Ofcom lançou o app “Ofcom Wi-Fi Checker” para Android e iOS. Ele executa dois testes, que calculam tanto a perda de dados quanto os atraso de transmissão de dados através da rede, e informa quão bem a rede Wi-Fi está realizando a comunicação.

Além das luzes de natal, a Ofcom também informa que outros dispositivos como monitores de bebês interferem no sinal de redes sem fio.

Embora o app não seja a maneira mais confiável de testar uma rede Wi-Fi, o site ArsTechnica experimentou em seu escritório do Reino Unido, e segundo seu relato, puderam identificar quando um sinal encontra interferência. Ao usar o aplicativo na proximidade de um micro-ondas em funcionamento, por exemplo, a perda de dados foi de 0 a 8%.

Os interessados em testar o desempenho do sinal WiFi e realizar testes, com aparelhos ligados e desligados, podem obter o aplicativo Ofcom Wi-Fi Checker gratuitamente na Play Store e App Store, e contar os resultados pra gente nos comentários abaixo.

Fonte: Tudocelular.com.br
Notícia originalmente postada pelo site Tudo Celular.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *